Olhando para a estatística, a equipa de Jorge Jesus tem atrás de si um passado carregado de boas memórias.

Dos 117 jogos já disputados entre encarnados e arsenalistas, o Benfica saiu vitorioso em 75 ocasiões, tendo-se registado 27 empates e averbado 15 derrotas.

Mais do que isso, na Luz, o Benfica perdeu apenas três dos últimos 18 jogos. Contudo, na casa do adversário o jogo mais recente entre as duas equipas tenha dado mesmo a vitória à equipa orientada por Domingos Paciência, que na primeira volta venceu o Benfica por dois golos sem resposta.

Hoje pode afirmar-se com quase 100 por cento de certeza que tal não voltaria a acontecer, mas na história de confrontos entre as duas equipas há um resultado que salta à vista:  decorria a época de 1964/65 e, num jogo a contar para a Taça de Portugal, o Benfica impôs ao Braga uma pesada goleada de 9 a 0. É o resultado mais pesado na história de confrontos entre as duas equipas, ao passo que o melhor que o Braga conseguiu a jogar na Luz foi mesmo o 0-1.

Noutra vertente, o resultado mais verificado (sete vezes) entre lisboetas e minhotos é o 2-0 favorável aos da Luz.

A estatística vale o que vale mas no sábado, durante os 90 minutos, há liberdade para escrever novas páginas na história sem que ninguém saiba de antemão qual será o resultado final. É isso que o futebol tem de mágico.