Esta segunda-feira, Sporting e Benfica vão encontrar-se pela 87.ª vez em confrontos em Alvalade para o campeonato, num jogo onde os 'leões' vão procurar cimentar a liderança da prova e deixar o rival de Lisboa mais longe do primeiro lugar. Este também pode ser o jogo da igualdade já que em caso de vitória, o Sporting iguala o Benfica em números de triunfos a jogar na condição de visitado.

Nos 86 confrontos anteriores, os 'leões' venceram 32, contra 33 das 'águias', num duelo que terminou empatado em 21 ocasiões, com o Sporting a jogar em casa.

No que diz respeito aos golos marcados, os 'leões' somam 124 golos, com 125 sofridos, num saldo negativo de -1. Ou seja, se vencer pela margem mínima, poderá igualar o rival em número de golos.

As dificuldades dos verdes e brancos em ganharem ao grande rival em jogos para o campeonato a jogar em casa tem sido notória. O último triunfo do Sporting teve lugar em 2011/2012, com vitória por 1-0. O único golo da partida foi apontado pelo holandês Ricky van Wolfswinkel.

Ou seja, há oito temporadas que o Sporting não sabe o que é vencer em Alvalade contra o grande rival. Neste período, os 'leões' somaram quatro desaires: Em 2012/13 (1-3), em 2015/2016 (0-1), em 2018/20 (0-2) e na época passada com uma derrota por 0-2. Os empates foram quatro, sendo que em só uma partida em sete confrontos, se registou um nulo (0-0).

O Benfica, pode-se dizer, tem um saldo bem positivo em casa do leão. Sem vencer dérbis na condição de visitado, os encarnados estiveram no máximo seis jogos, entre 1956 e 1962. O máximo de confrontos em que o Sporting venceu consecutivamente foram 3: Entre as épocas de 1993/94 e 1996/97.

Esta segunda-feira, Benfica e Sporting entram em campo em momentos distintos, com os 'leões' à procura de empatar o histórico dos duelos. e os 'encarnados' com o objetivo de ganhar mais vantagem. Em caso de vitória, o Sporting deixa o rival Benfica a nove pontos da liderança em apenas 16 jornadas. Se o Benfica vencer, encurta a distância para o líder para três pontos.

O Sporting lidera o campeonato com 39 pontos, mais quatro do que o FC Porto e mais seis que o Benfica.

O Sporting-Benfica, da 16.ª jornada da I Liga, está marcado para às 21h30 desta segunda-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.