Por estes dias, e nos próximos, muito se vai dizer sobre a derrota do Benfica em casa frente ao Santa Clara, resultado que poderá sair muito caro aos 'encarnados' nas contas finais do campeonato. O Benfica esteve a perder, empatou, voltou a desvantagem, deu a volta e colocou-se na frente mas os dois golos sofridos nos instantes finais na Luz deixaram ainda mais irritados os adeptos, muito críticos com as exibições e resultados dos últimos 11 jogos.

Coletivamente, a equipa tarda em render o que já mostrou esta época e individualmente há muitos jogadores em baixo de forma. Os erros individuais vão sucedendo e têm sido castigados com golos, que, no final, custam vitórias.

Se olharmos para a derrota por 4-3 frente ao Santa Clara, há muitos dados estatísticos a reter, alguns muito importantes para ajudar a explicar a época do Benfica neste ano de 2020. Muitos destes dados foram recolhidos no 'OptaJoão', na página oficial no Twitter da 'família' Opta que trata dos dados estatísticos do futebol português e ainda da conta do 'playmakerstats' no Twitter.

Os números do Benfica-Santa Clara

  •  Esta foi a terceira derrota do Benfica em casa nesta edição da Liga (0-2 FC Porto, 0-1 SC Braga, 3-4 Santa Clara). Desde 1996/1997 que os 'encarnados' não perdiam três jogos na sua casa para a Liga.
  • Foi a primeira vez na sua história que o Santa Clara fez quatro golos fora de casa na I Liga. Foi também a primeira vitória de sempre dos açorianos em casa do Benfica.
  • Nunca nenhuma equipa tinha feito quatro golos ao Benfica no Estádio da Luz. Para encontrar o último jogo onde o Benfica sofreu quatro golos em casa, é preciso recuar até 1996/1994, quando o Benfica perdeu com o Salgueiros pelo mesmo resultado: 3-4. Aliás, o Santa Clara foi o
  • É a primeira vez neste século que o Benfica passa cinco jogos consecutivos sem vencer em casa para todas as competições. Neste período, perdeu com o Braga e o Santa Clara e empatou com Shakhtar, Moreirense e Tondela.
  • Esta foi a quarta derrota do Benfica nesta edição da Liga, três delas em casa: a equipa de Bruno Lage perdeu com o FC Porto (duas vezes), SC Braga e Santa Clara.
  • Um dado curioso: nos primeiros 38 jogos de Bruno Lage ao comando do Benfica na Liga, a equipa somou 36 vitórias, um empate e uma derrota. Nos últimos nove jogos, conta com duas vitórias, quatro empates e três derrotas.
  • Em casa, esta é a segunda pior série de sempre sem vencer: cinco jogos em todas as competições. Na época 1930/1931, o Benfica esteve sete jogos sem vencer na condição de visitado.
  • Se o Benfica voltar a perder um jogo em casa até ao final da Liga, irá igualar o seu pior registo caseiro, que são quatro derrotas (1996/1997).
  • Esta foi a 9.ª vez que o Benfica sofreu quatro golos em casa e perdeu. Antes tinha sofrido quatro golos na I Liga frente ao Belenenses (1938/1939), Olhanense (1943-1944), Salgueiros (1996/1997) e Sporting, em cinco ocasiões (1938/39, 1940/41, 1943/44, 1947/48 e 1965/66).

O campeão Benfica perdeu esta terça-feira por 4-3 na receção ao Santa Clara, em encontro da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, somando o quarto encontro consecutivo sem ganhar em casa na prova. Rafa, aos 50 minutos, e Vinícius, aos 63 e 65, apontaram os tentos dos ‘encarnados’, que ainda viraram de 0-1 e 1-2 para 3-2, enquanto Anderson Carvalho, aos 44, Zaidu, aos 57, Cryzan, aos 82, de penálti, e Zé Manuel, aos 90+5, marcaram para os açorianos.

Na classificação, o Benfica mantém-se com 64 pontos mas já está a três do FC Porto, que goleou o Boavista. O Santa Clara é oitavo, com 38.

Veja ou reveja o resumo do jogo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.