Estamos na contagem decrescente para o arranque do dérbi entre Benfica e Sporting e o jogo no Estádio da Luz já ‘aquece’ à espera do que vão fazer as formações orientadas por Rui Vitória e Jorge Jesus. Em jeito de antevisão do encontro entre ‘águias’ e ‘leões’ recordamos o percurso do Sporting até ao encontro da 16.ª jornada da Primeira Liga.

O clube de Alvalade chega ao duelo desta quarta-feira no segundo lugar, com os mesmos 39 pontos que o líder FC Porto, que esta jornada visita o Feirense, e com três pontos de vantagem sobre o Benfica, que ocupa a terceira posição. Na terceira temporada ao serviço do Sporting, Jorge Jesus procura chegar ao título que escapa aos ‘leões’ desde 2001/02. Em caso de triunfo na Luz, passam a ser seis os pontos de distância entre os rivais da Segunda Circular, mas em caso de derrota ou empate, a equipa ‘leonina’ poderá perder terreno para o FC Porto.

À entrada da 16.ª jornada, o Sporting ainda não perdeu qualquer jogo para o campeonato. Os ‘leões’, de resto, entraram a todo o gás na Primeira Liga, somando seis triunfos consecutivos, três dos quais sem sofrer qualquer golo: Desportivo das Aves (2-0), Vitória de Setúbal (1-0), Vitória de Guimarães (5-0), Estoril (2-1), Feirense (3-2) e Tondela (2-0).

A equipa de Alvalade não podia desejar melhor início de temporada, mas à 7.ª jornada chegava a primeira ‘escorregadela’: o Sporting empatava a uma bola no terreno do Moreirense. A formação de Jorge Jesus até chegou a estar em desvantagem, mas um autogolo de Aberhoun devolveu a igualdade aos visitantes. Ainda assim, os ‘leões’ apresentavam o melhor registo desde 1994/95, época em que também começou o campeonato com seis triunfos e um empate.

Foi no final de setembro que o ‘balão’ do Sporting começou a esvaziar um pouco nas últimas semanas, período em que averbou três jogos consecutivos sem vencer: além do empate em Moreira de Cónegos, ficou-se por um ‘nulo’ na receção ao Marítimo, para a Taça da Liga, e perdeu em casa por 1-0, com o Barcelona, para a Liga dos Campeões.

Seguiu-se o nulo no clássico com o FC Porto, em Alvalade, jogo que ficou marcado por uma excelente exibição de Rui Patrício. O Sporting voltaria aos triunfos na jornada seguinte, ao golear o Chaves por 5-1, encontro que ficou marcado por outro regresso, o de Bas Dost aos golos. Após um triunfo suado no terreno do Rio Ave (1-0), os ‘leões’ voltariam a ceder novo empate (2-2) na receção ao SC Braga, na 11.ª jornada, jogo que levantou alguma polémica relativamente à atuação da equipa de arbitragem.

A partir daí, o Sporting encarreirou quatro vitórias seguidas, da 12.ª à 15.ª jornada (frente a Paços de Ferreira, Belenenses, Boavista e Portimonense), chegando agora ao dérbi na Luz num bom momento e com a equipa já mais entrosada.

Descida à Liga Europa não abalou percurso nas provas internas

O Sporting falhou o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas conseguiu deixar boas indicações frente a colossos como Barcelona e Juventus, e acabou mesmo por garantir a presença nos 16avos de final da Liga Europa – vai agora defrontar o Astana.

Para além das provas europeiass, a equipa de Jorge Jesus continua ‘viva’ na Taça de Portugal – defronta o Cova da Piedade nos quartos de final - e vai disputar as meias-finais da Taça da Liga no final de janeiro, frente ao FC Porto. Aliás, com o empate no Restelo, para a última ronda da prova, o Sporting vira o ano civil sem qualquer derrota nas provas nacionais, algo que não acontecia desde a época 1994/95.

A igualdade com o Belenenses, de resto quebrou ainda um jejum de seis épocas sem chegar às meias-finais da competição. A última vez tinha sido em 2011/12

Pontaria de Bas Dost e inspiração de Bruno Fernandes

No que toca ao registo de golos no campeonato, de referir que o Sporting conta com 32 remates certeiros, menos cinco que o Benfica, mas sofreu menos um golo que o rival desta quarta-feira, contabilizando um total de nove golos sofridos.

Apesar de não tão letal como na temporada passada, Bas Dost continua com a pontaria afinada, somando 13 golos para o campeonato – só tem Jonas à sua frente no ranking de goleadores da Primeira Liga. O avançado holandês, recorde-se, apontou o golo do Sporting no último clássico na Luz (derrota por 2-1) e é um alvo a ‘abater’ por parte dos defesas ‘encarnados’

Não obstante a segurança de Rui Patrício na baliza e a irreverência de Gelson Martins no ataque, o destaque vai para Bruno Fernandes. Contratado à Sampdória no último verão, o médio português soma já sete golos e seis assistências, e é um dos talismãs de Jorge Jesus. É ele quem faz girar o jogo dos ‘leões’ e é nele que assenta grande parte da estratégia da equipa. Marcos Acuña também será um jogador a ter em conta por parte do Benfica.

I Liga: Bruno Fernandes escolhido como melhor jovem jogador em outubro e novembro
I Liga: Bruno Fernandes escolhido como melhor jovem jogador em outubro e novembro
Ver artigo

De referir que o encontro na Luz marca o reencontro de Fábio Coentrão com os ‘encarnados’, clube que representou entre 2007 e 2011, com alguns empréstimos pelo meio, nomeadamente sob o comando de Jorge Jesus. Agora de leão ao peito, a chegada do defesa levantou dúvidas quanto ao seu estado físico mas até à seleção já regressou e, pese um ou outro percalço, tem jogado sempre.

Sporting e Jesus em desvantagem no histórico de confrontos

Desde que iniciou a carreira de treinador, Jorge Jesus cruzou-se com o Benfica, equipa que orientou entre 2009 e 2015, em 22 ocasiões (no somatório de todas as provas), tendo vencido os ‘encarnados’ por seis vezes, três delas já ao serviço do Sporting, em 2015/16: 1-0 na Supertaça; 3-0 na visita à Luz, para o campeonato; e 2-1 (após prolongamento) na quarta eliminatória da Taça de Portugal, em Alvalade.

O técnico ‘leonino’ soma ainda um empate e 15 derrotas frente às ‘águias’. O último desaire aconteceu na temporada passada, na derrota por 2-1 no Estádio da Luz, para o campeonato, jogo que motivou que motivou muitas críticas à atuação do árbitro Jorge Sousa. A única igualdade também ocorreu na época transata, no empate por 1-1 em Alvalade, em que um golo de livre de Victor Lindelof estragou a festa da vitória aos sportinguistas.

De resto, Jorge Jesus já teve oportunidade de vencer o Benfica ao serviço do Estrela da Amadora, União de Leiria e Belenenses.

No que toca ao histórico de confrontos entre as duas equipas, de referir que o Benfica soma mais 22 triunfos do que o Sporting num total de 300 duelos disputados até ao momento. Os ‘encarnados’ somam assim 130 vitórias, contra 108 dos ‘leões’, num duelo que exibe ainda 62 igualdades. Especificamente no Estádio da Luz, o Sporting conta com 32 vitórias, 32 empates e 82 derrotas.

O capítulo 301 desta rivalidade histórica está marcado para esta quarta-feira, a partir das 21h30.