O médio Hugo Viana, do Sporting de Braga, considera que «o mais lógico é pensar jogo a jogo» e não assumir que a equipa é candidata ao título de campeão nacional de futebol.

Depois da goleada (4-0) sobre o Vitória de Guimarães no "derby" minhoto de segunda-feira, o Sporting de Braga reduziu para três os pontos que o separam do duo que comanda a Liga, FC Porto e Benfica, e há jogadores, como Lima, que assumiram já que a equipa bracarense é candidata ao título.

Contudo, Hugo Viana alinha pelo discurso oficial dos responsáveis do clube e lembra que no princípio da época foi estipulado que o objetivo passa por acabar nos primeiros quatro lugares.

«Como qualquer jogador de qualquer equipa, se pudermos acabar em segundo ou terceiro, tudo faremos para que isso aconteça, mas não é lógico estarmos a pensar se somos candidatos ao título. O mais lógico é jogar jogo a jogo, nesta casa não se pensa de outra maneira. Fomos educados a pensar assim e assim continuaremos», afirmou.

Viana destacou ainda as diferenças de orçamento entre o Sporting de Braga e os chamados "três grandes" para justificar a sua posição.

«Se formos ver o que os três ‘grandes’ gastam e o que nós gastamos para a época, acham que é justo estarmos a assumir ser candidatos? Nós não gastamos nem um terço do que gastaram as outras equipas», notou.

Para o médio esquerdino «faltam muitos jogos» para o final do campeonato e apesar da «confiança» no trabalho desenvolvido e do apoio dos adeptos «há que ter cautela».

«Estamos inseridos em duas provas, temos a meia-final da Taça da Liga [fora, com o Gil Vicente] e temos já uma saída complicada ao Nacional. Vamos com calma, sem levantar muito a cabeça, nem cantar muito de galo como se costuma dizer, porque a época é longa», reforçou.

Sexta-feira, no arranque da 21.ª jornada, o Benfica recebe o FC Porto, os dois primeiros classificados, mas Viana frisa que o "clássico" não interessa se o Braga não fizer o seu trabalho - vencer - no sábado, diante o Nacional, na Madeira.

Sobre a seleção nacional, o jogador não considerou que o jogo de segunda-feira prejudicou a sua chamada para o jogo particular de Portugal com a Polónia, de quarta-feira.

Hugo Viana estava pré-convocado, juntamente com mais quatro colegas de equipa, sendo que se tivessem sido chamados falhariam o "derby" minhoto.

«Pelo que vi nas declarações do selecionador, nenhum jogador do Braga foi convocado por razões técnico/táticas. Gostava de ser chamado ao Euro2012, mas tudo dependerá de como se acaba a época. Temos que continuar confiantes, a fazer o bom futebol que estamos a praticar e, se no Braga correr bem, as oportunidades irão aumentar de representar os respetivos países», disse.