Très jornadas por jogar, cinco pontos de diferença. É este o cenário entre as duas equipas ainda com hipóteses matemáticas de chegarem ao título, Sporting e Benfica, após uma 31.ª jornada em que as águias venceram, em casa, o SC Braga e os leões empataram, fora, com o FC Porto.

Até ao final do campeonato, o Sporting, líder da tabela com 81 pontos, vai receber o Portimonense, que luta pela fuga aos lugares de despromoção, antes de visitar um agora um pouco mais tranquilo Estoril e de visitar o aflitíssimo Desportivo de Chaves.

Quanto ao Benfica, visita na próxima ronda o Famalicão (que segue tranquilo na tabela, mas não vence há quatro jornadas), recebendo depois o Arouca (igualmente tranquilo na classificação e invicto há cinco jogos) e terminando o campeonato em Vila do Conde, com uma visita ao Rio Ave, equipa que ainda está envolvida na luta pela permanência.

Para se sagrar matematicamente campeão, sem depender dos resultados do Benfica, o Sporting precisa de somar mais cinco pontos. Porém, os leões têm uma considerável vantagem sobre o Benfica na diferença entre golos marcados e sofridos (14), pelo que quatro pontos provavelmente chegarão.

E há até possibilidade de haver festa verde e branca na próxima jornada, mas só 'no sofá', depois de o Benfica jogar. Para se sagrar campeão no próximo fim de semana, na antepenúltima jornada, o Sporting poderá ser campeão se vencer na receção ao Portimonense, agendada para sábado, e o Benfica não vencer, depois, em Famalicão, no domingo.