Sete jogos de preparação, e uma imagem positiva. Só que os verdes e brancos no primeiro jogo oficial claudicaram contra o FC Porto na Supertaça (4-3). Ainda assim haverá ilações positivas a tirar e aspectos a trabalhar. Recorde o que fez o campeão nacional na Pré-época.

No primeiro jogo de treino da pré-temporada, o Sporting empatou a uma bola no primeiro jogo da pré-época.

Especial: Tudo sobre a nova época na I Liga - análises, entrevistas, fotos e vídeos

Frente ao Estoril, os leões não foram além de um empate sem golos, numa partida em que os verdes e brancos não contaram ainda com Viktor Gyokeres.

Onze do Sporting: Kovacevic; Fresneda, Diomande e João Muniz; Geovany Quenda, Morita, Mateus Fernandes e Nuno Santos; Trincão, Rodrigo Ribeiro e Pedro Gonçalves.

Sporting-Torreense, 3-0

Em mais um jogo de treino, o Sporting derrotou o Torreense da II Liga por 3-0, Os marcadores dos tentos dos verdes e brancos foram Diogo Travassos, Marcus Edwards e Geny Catamo, num embate de duas partes de 35 minutos.

Onze do Sporting: St. Juste, Marcus Edwards, Geny Catamo, Daniel Bragança, Diogo Travassos, Dário Essugo, Eduardo Quaresma, Afonso Moreira e Rafael Nel. Diego Calai e Miguel Alves também foram utilizados.

Sporting-Portimonense, 2-0

Em mais um embate de preparação, o Sporting venceu o Portimonense (2-0) no Algarve, equipa que caiu para a segunda liga. Daniel Bragança abriu o marcador no primeiro tempo, no segundo tempo, a vantagem foi dilatada por Rodrigo Ribeiro.

Onze do Sporting: Diogo Pinto, Fresneda, St. Juste, João Muniz e Ricardo Esgaio na defesa, Essugo, Daniel Bragança e Afonso Moreira no apoio aos avançados Marcus Edwards, Geovany Quenda e Rodrigo Ribeiro.

Sporting-Union Saint-Gilloise, 2-2

No primeiro encontro de preparação 'à séria', os leões empataram a duas bolas com os belgas do Union Saint-Gilloise, em partida realizada no estádio do Algarve, em Faro.

Rafael Nel, aos 45+1 minutos, deu vantagem aos comandados de Rúben Amorim, que voltariam a marcar, já na segunda parte, por Pedro Gonçalves, aos 54. Já no segundo tempo, Sadiki e o canadiano Promise David fizeram os golos do empate. Foi ao quarto jogo de preparação que os verdes e brancos sofreram os primeiros golos da pré-temporada.

Sporting-Farense, 3-0

Antes do embate frente ao Sevilha, no mesmo dia, os leões defrontaram o Farense e venceram por 3-0. Os golos foram apontados por Viktor Gyökeres, num duelo em que jogaram ainda Diego Calai, Gonçalo Inácio, Mauro Couto e Afonso Moreira.

Onze do Sporting: Diogo Pinto, Matheus Reis, Zeno Debast, Viktor Gyökeres, Marcus Edwards, Dário Essugo, Iván Fresneda, Mateus Fernandes, Morten Hjulmand, João Muniz e Geovany Quenda.

Sporting-Sevilha, 2-1

No Algarve, e no primeiro grande teste da pré-temporada, os verdes e brancos venceram o Sevilha por 2-1. O jovem Rodrigo Ribeiro na primeira parte e Francisco Trincão marcaram os tentos dos verdes e brancos. Nesse encontro o Sporting acabou por ter alguns dissabores com Nuno Santos e St. Juste a terem que sair por lesão. Os andaluzes ainda conseguiram reduzir, numa fase em que os leões estavam a jogar com 10 unidades. Autogolo de Eduardo Quaresma que acabou por trair Kovacevic.

Onze do Sporting: Kovacevic, St. Juste, Diomande e Eduardo Quaresma; Geny, Morita, Daniel Bragança e Nuno Santos; Trincão, Pote e Rodrigo Ribeiro.

Sporting-Athletic Bilbao, 3-0

No troféu cinco violinos, que serviu de apresentação aos sócios do Sporting, os verdes e brancos venceram o Atlehtic Bilbau por 3-0.

Numa encontros em que os verdes e brancos deram boas indicações os golos foram apontados por Pedro Gonçalves, e no segundo tempo por Marcus Edwards e Francisco Trincão, depois de assistências de Matheus Reis. Na baliza esteve um dos reforços, o guarda-redes Kovacevic, e no centro da defesa o trio foi formado por Eduardo Quaresma, pelo outro reforço, Debast, e por Gonçalo Inácio. Nas alas, outra novidade: Catamo de um lado e o jovem Quenda do outro.

Na frente, destaque para a presença de Viktor Gyokeres, titular depois de recuperado da lesão que o obrigou a ser operado ao joelho.

Feitas as contas, na pré-época, o Sporting somou cinco vitórias, e apenas dois empates. Marcou 15 golos e sofreu apenas três. O pior aconteceu a seguir. No primeiro jogo oficial, os leões perderam o primeiro troféu da época numa derrota frente ao FC Porto na Supertaça, isto numa partida em que os verdes e brancos estiveram a vencer por 3-0, mas acabaram por ser derrotados por 4-3.

O Sporting quererá lamber as feridas já no arranque da 1.ª Liga no próximo dia 9 de agosto, na receção frente ao Rio Ave em Alvalade.