José Peseiro disse este sábado que o Sporting, adversário de domingo, na nona jornada da I Liga, pertence aos "três grandes" do futebol português, mas nos últimos anos o Sporting de Braga tem sido a «terceira maior força».

Na quinta-feira, o extremo Hélder Barbosa considerou que o Braga está, neste momento, entre os "três grandes" do futebol nacional, e horas mais tarde, em entrevista à "A Bola TV", o presidente "arsenalista", António Salvador, defendeu que «nos últimos três, quatro anos, o Sporting de Braga tornou-se na terceira força desportiva em Portugal».

O treinador da equipa minhota e antigo técnico dos "leões" disse «ser bom separar as situações» e, antes de lembrar que, «neste século, o Sporting foi tantas vezes campeão como o Benfica e também foi a uma final europeia como o Braga», notou que o dirigente bracarense também disse que «em termos de história e resultados, de representatividade social e implantação desportiva, o Sporting pertence aos ‘três grandes’, com o Benfica e FC Porto».

«Mas também disse que isso não invalida que o Braga se tenha colocado nessa luta e se possa dizer que nos últimos anos, em termos desportivos, o Braga tem sido a terceira maior força», acrescentou.

Na última década, na I Liga, o Braga ficou duas vezes à frente do Sporting, precisamente nas últimas três temporadas (em 2009/10 foi segundo classificado e o Sporting quarto e em 2011/12 os bracarenses foram terceiros e os lisboetas quartos).

Sobre o jogo, e apesar da crise de resultados da equipa de Alvalade (é 13ª classificada, a dez pontos do Braga, terceiro), disse saber que "vai ser difícil", mas que a equipa minhota vai a Alvalade para ganhar.

«Temos uma identidade e princípios de jogo que queremos assumir em campo. Estamos num ponto bom, mas podemos melhorar», afirmou.

O treinador não quer que o envolvimento à volta do jogo desconcentre a sua equipa: «temos que olhar para nós e queremos jogar ‘à Braga’, com a qualidade e a criatividade que os nossos jogadores têm», disse.

Em relação ao Sporting, frisou que «mostrou muita entrega e abnegação nos últimos jogos» e que «os seus jogadores têm grande qualidade para dar a volta» à atual situação.

Sobre a ambição assumida pelo treinador "leonino", Frank Vercauteren, de ainda chegar aos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões apesar da distância pontual existente, respondeu: «mal fora se não pensasse assim. Quando fui treinador do Sporting, chegámos a estar a nove ou dez pontos do primeiro lugar e a duas jornadas do fim podíamos ter sido campeões. Não são os pontos que podem impedir isso [a recuperação], é o processo», disse.

O Sporting de Braga é terceiro classificado com 17 pontos, enquanto o Sporting é 13º, com sete. O jogo tem início às 20h15 de domingo, no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, e será arbitrado por Pedro Proença, também de Lisboa.