Finalmente é oficial. O FC Porto lançou esta terça-feira o Portal de Transparência, que foi uma das promessas eleitorais do presidente André Villas-Boas. É possível consultar esta ferramenta, cuja missão é clarificar as operações financeiras dos clubes para associados, adeptos e demais interessados, no site oficial dos dragões e é mais um ponto na nova era de comunicação do clube azul e branco.

O Portal está dividido em seis secções: pessoas e organização, jogadores, contratos e informação financeira, sustentabilidade, infraestruturas e documentos- Além disto há ainda um canal de denúncias, que liga o queixoso diretamente ao clube e à SAD. Estas serão depois analisadas por duas comissões de ética (uma do clube e outra da SAD).

Embora as operações financeiras possam ter interesse para potenciais investidores ou associados mais atentos, mas o grande chamariz é mesmo a informação relacionada com as transferências de jogadores. Nesta secção poderá consultar os custos do negócio, bem como os agentes envolvidos e os valores das comissões. Outra das novidades é a possibilidade de consultar o orçamento do clube, que está subdividido por modalidades. Ainda no tema dos contratos o Portal possibilita verificar o novo protocolo estabelecido com a claque Super Dragões, além de negócios estruturantes, como, por exemplo, o da Ithaka.

O Portal da Transparência é pioneiro em Portugal e vai ao encontro das promessas de clarificação de tudo o que envolve o universo do FC Porto, que Villas-Boas demonstrou querer implementar no clube.

Link para o Portal de Transparência do FC Porto