FC Porto, Benfica e Braga. Um trio inédito disputa o campeonato de 2011/12, separados por apenas dois pontos a cinco jornadas do fim da Liga. No entanto, a decisão do título passa pelo candidato precocemente afastado da luta, o Sporting.

Atendendo ao calendário dos três candidatos, o Benfica tem em teoria uma tarefa mais acessível. No caminho dos encarnados surgem Sporting (fora), Marítimo (casa), Rio Ave (fora), U. Leiria (casa) e, por fim, V. Setúbal (fora). Longe de representarem um passeio para a equipa de Jorge Jesus – que ainda tem de se preocupar com a Champions e a Taça da Liga -, os últimos cinco jogos da Liga são de vitória obrigatória e de crença num deslize do FC Porto.

Já o líder FC Porto apresenta um roteiro supostamente mais complicado, onde se destacam as visitas ao terreno do Braga (26ª jornada) e Marítimo (28ª), fechando o campeonato em Vila do Conde, frente ao Rio Ave (30ª). Pelo meio recebe ainda no Dragão o Beira-Mar (27ª) e o Sporting (29ª). Numa equipa capaz do melhor e do pior, Vítor Pereira terá de encontrar a regularidade vitoriosa que a equipa já alcançou no passado.

Quanto ao Braga, a derrota na Luz interrompeu a fantástica sequência de 13 vitórias consecutivas na Liga. Enquanto águias e dragões desperdiçavam pontos, os “guerreiros” correram por fora até à luta final pelo título. Agora, a formação de Leonardo Jardim tem mais algumas duras batalhas pela frente, nomeadamente o FC Porto (casa, 26ª jornada), Paços de Ferreira(fora, 27ª), Olhanense (casa, 28ª), Beira-Mar (casa, 29ª) e Sporting (fora,30ª).

Perante este cenário, um adversário está no caminho de FC Porto, Benfica e Braga. O Sporting, de Ricardo Sá Pinto. Os leões, praticamente, só aspiram ao quarto lugar no campeonato e têm maiores ambições na Liga Europa e Taça de Portugal. Porém, o facto de ter de jogar ainda com os três rivais irá chamar a si todas as atenções na decisão do título. A entrada em cena do novo técnico leonino devolveu a confiança e ambição à equipa, que pode assim complicar as contas da concorrência. Na primeira volta, os leões apenas conseguiram um empate com o FC Porto, tendo perdido nas visitas a Braga e Benfica. Resta saber se o Sporting consegue fazer melhor agora com Sá Pinto ao leme do clube de Alvalade.

É de destacar ainda as presenças de três atores secundários no filme do título: Marítimo, Beira-Mar e Rio Ave. Estas três equipas vão defrontar até ao fim da Liga dois dos três candidatos, influenciando assim o “final da história”. Com uma diferença pontual mínima entre FC Porto, Benfica e Braga, e sem “surpresas” pelo meio, só a última jornada poderá fechar em definitivo a decisão do título de campeão nacional.

Calendário: 

26ª Jornada – Braga-FC Porto / Sporting-Benfica

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.