O triunfo de domingo do FC Porto no Estádio José de Alvalade permitiu aos 'dragões' colcoarem ponto final numa considerável série de jogos - e de anos - sem ganhar no terreno do rival leonino. A última vitória no recinto dos 'leões' (excluindo pontapés da marca de grande penalidade) datava de 5 Outubro de 2008, quando os 'dragões' eram orientados por Jesualdo Ferreira. Lisandro Lopez e Bruno Alves marcaram os golos desse triunfo, por 2-1, com o golo do Sporting a ser apontado por...João Moutinho.

Análise: 'Leão' teve o seu momento, não aproveitou e viu o 'dragão' matar o borrego
Análise: 'Leão' teve o seu momento, não aproveitou e viu o 'dragão' matar o borrego
Ver artigo

Desde então passaram precisamente 11 anos e três meses sem qualquer êxito 'azul-e-branco' em Alvalade. Uma contagem que chegou ao fim na noite de domingo, curiosamente com um resultado idêntico ao do anterior triunfo. Ao todo, foram 14 jogos sem conhecer o sabor da vitória nas visitas ao Sporting, nos quais o FC Porto somou oito empates e seis derrotas, entre encontros para a I Liga, para a Taça de Portugal e para a Taça da Liga.

Mas foram não foi só a série de jogos sem ganhar no estádio dos 'leões' que o Porto travou. Os 'azuis-e-brancos' levavam também três jogos sem marcar no José de Alvalade - entre o golo de Felipe, aos 8 minutos de uma derrota por 2-1 para a I Liga em Agosto de 2018 e o de Marega, aos 7 minutos do clássico deste domingo, passaram 359 minutos sem que os 'dragões' conseguissem violar as redes leoninas - e  não marcavam dois golos ao Sporting no mesmo jogo no solo do adversário também desde o tal triunfo de 2008.

VÍDEO: "Não festejamos vitórias, festejamos títulos", diz Sérgio Conceição
VÍDEO: "Não festejamos vitórias, festejamos títulos", diz Sérgio Conceição
Ver artigo

Sérgio Conceição também quebrou malapata

Também Sérgio Conceição pode, enfim, festejar frente ao Sporting, que até aqui se tinha revelado um 'osso duro de roer' para o técnico. Como treinador, o antigo internacional português nunca tinha vencido Estádio José Alvalade. Somava três empates e três derrotas em seis jogos, ao leme de FC Porto, Braga, Académica e Vitória de Guimarães. E como jogador a sorte não era muito diferente: só lá venceu uma vez, em oito partidas.

O triunfo permitiu ainda ao FC Porto ampliar a vantagem sobre os 'leões' no registo global de confrontos entre as duas equipas. Em 236 embates que marcam a história deste clássico, os portistas somam agora 85 vitórias, contra 82 dos 'verdes-e-brancos'.

'Enguiço' muda de lado

Os 'enguiços' parece agora, com o resultado de domingo, ter passado para o outro lado. O Sporting somou o quinto jogo sem ganhar ao FC Porto nos 90 minutos, e nos últimos 11 só ganhou um (perdeu cinco e empatou outros cinco dos restantes dez). Isto a juntar ao facto de, em jogos no Estádio do Dragão, o Sporting levar quatro derrotas consecutivas.