Um golo do argentino Rodrigo Battaglia aos 20' minutos dá vantagem ao Sporting sobre o Paços de Ferreira quando estão decorridos os primeiros 45' minutos do jogo da 12ª jornada.

No regresso ao campeonato nacional depois do triunfo sobre o Olympiakos na Liga dos Campeoes, o Sporting apresentou-se na Mata Real com duas novidades no onze titular em relação à vitória por 3-1 sobre os gregos. Jorge Jesus apostou no regresso de Acuña e Coates, mas foi o Paços de Ferreira de Petit a criar o primeiro lance de perigo no jogo logo aos 4' minutos com Mabil a atirar com perigo para defesa de Rui Patrício.

O Sporting reagiu por intermédio de Gelson Martins aos 7' minutos, mas o remate do extremo português saiu às malhas laterais da baliza de Mário Felgueiras. Os 'leões' sentiam algumas dificuldades para 'sacudir' a pressão do Paços de Ferreira, mas uma desatenção defensiva dos pacences aos 16' minutos permitiu a Bas Dost surgir isolado na área adversário. No entanto, o avançado holandês acabou por perder muito tempo a rematar e permitiu a defesa de Mário Felgueiras.

Aos 20' minutos, Rodrigo Battaglia abre o marcador na sequência de um pontapé de canto marcado por Bruno Fernandes. O argentino surgiu ao segundo poste para inaugurar o marcador, mas os jogadores do Paços de Ferreira ficaram a pedir fora-de-jogo de Bas Dost. O árbitro Tiago Martins recorreu ao vídeo-árbitro e Carlos Xistra validou o golo apesar da posição do avançado holandês levantar dúvidas por estar no raio de ação do guarda-redes e de ter tocado o esférico na jogada que permitiu a Battaglia fazer o 1-0.

O Paços de Ferreira ainda tentou reagir ao golo sofrido e teve alguns lances de perigo junto à área de Rui Patrício, mas Welthon acabou por não conseguir bater o guarda-redes leonino em duas oportunidades para fazer o empate.

Destaque para o maior número de remates à baliza por parte do Paços de Ferreira na primeira parte: 8 contra 5.