O treinador do Paços de Ferreira, Paulo Fonseca, confirmou esta quinta-feira a existência de cinco ou seis lugares por preencher no plantel e repetiu que a realidade do clube é lutar pela permanência na I Liga de futebol.

"Ainda há algumas lacunas por preencher [no plantel]. Faltam-nos claramente jogadores no setor defensivo, guarda-redes e para o ataque. Cinco ou seis jogadores", disse Paulo Fonseca.

O técnico pacense, que falava na conferência de apresentação oficial da equipa para 2014/15, explicou o compasso de espera no anúncio destes reforços com o rigor que o clube está a colocar nas contratações, lembrando a importância de "decidir bem e sem pressas".

"Alguns [desses jogadores] podem chegar nos próximos dias, mas não nos queremos precipitar. Temos critérios muito rigorosos, queremos decidir bem, mas não temos pressas em decidir", sublinhou.

Fonseca esclareceu ainda que "alguém vai ter de sair" dos atuais 23 elementos do plantel hoje divulgados, três dos quais reforços (os médios Vasco Rocha, ex-Desportivo das Aves, e Valkenedy, ex-Santa Rita, do Brasil, e o avançado Bruno Moreira, ex-Desportivo de Chaves) e dois promovidos da formação (Marco, guarda-redes, e Diogo Jota, avançado).

A única certeza, acrescentou, é a de que o plantel do Paços de Ferreira não excederá os 26 jogadores, três deles guarda-redes.

O técnico elogiou, por outro lado, a "aplicação extrema" de todos os jogadores à sua disposição (Cícero a gozar um curto período de férias, Filipe Anunciação e Vasco Rocha, com problemas físicos, são as exceções), alguns deles, poucos, de há dois anos, quando se fez história na Capital do Móvel, com o terceiro lugar final.

"O Paços, na época passada, chegou á última jornada sem saber se descia e teve de jogar um `play-off´. Não queremos isso, mas temos de ser realistas. As pessoas têm de saber a verdade. A nossa realidade é lutar pela permanência e o terceiro lugar aconteceu num ano extraordinário, que, dificilmente, nos próximos 50 anos, se vai repetir", afirmou.

O ex-técnico do FC Porto argumentou que a "grande transformação" operada este ano no clube, com a redução do orçamento, fixa o clube àquilo que são os seus "objetivos normais", sem esconder que preferia outro arranque de campeonato, sem o campeão Benfica e o FC Porto nas duas primeiras jornadas, mas sem dar, também, os jogos por perdidos.

A equipa segue hoje para Seia, realizando o primeiro encontro da pré-temporada no final do estágio, no dia 16, diante do Sporting da Covilhã, às 18:00.

Plantel provisório para 2014/15:

- Guarda-redes: António Filipe e Marco (ex-júnior).

- Defesas: Jaílson, Ricardo, Hélder Lopes, Flávio Boaventura e Rafael.

- Médios: Filipe Anunciação, Romeu, Sérgio Oliveira, Rodrigo António, Seri, Vasco Rocha (ex-Desportivo das Aves), Valkenedy (ex-Santa Rita, Brasil) e Rúben Ribeiro (Rio Ave, após empréstimo).

- Avançados: Manuel José, Minhoca, Barnes (ex-júnior), Jota (júnior), Bruno Moreira (ex-Desportivo de Chaves), Hurtado (Peñarol, Uruguai, após empréstimo), Cícero (ex-FC Astana, Cazaquistão, após empréstimo) e Duarte (ex-Oliveirense, após empréstimo).