Ricardo, capitão do Paços de Ferreira, disse hoje que se desengane quem pensar que o Benfica, a quem não poupou elogios, tem mais vontade de vencer o jogo da nona jornada da I Liga de futebol, na sexta-feira.
"Defrontar um ‘grande’ é motivador para qualquer jogador. O Benfica, neste caso, tem mais responsabilidade, mas desengane-se quem pensar que o Benfica quer ganhar mais o jogo do que o Paços. Não vamos encolhidos e tentaremos fazer o nosso trabalho e lutar, dentro das nossas possibilidades, pelos três pontos", disse Ricardo à agência Lusa.
O central pacense referiu não fazer sentido qualquer outra abordagem ao jogo no estádio da Luz, reconheceu méritos ao tricampeão nacional, de quem espera "uma tarefa muito difícil".
"Fazer comparações com anos anteriores tem, para mim, pouco valor, prefiro dizer só que o Benfica é o Benfica e que nos espera uma equipa muito confiante, com processos assimilados e que têm algum tempo. [O Benfica] É uma equipa que vale pelo seu todo, tem excelentes jogadores e um excelente treinador [Rui Vitória]", sublinhou.
Sem pretender antecipar cenários sobre a forma como as duas equipas irão jogar, Ricardo, de 36 anos, falou da sua experiência pessoal para dizer que é "mais cómodo" para um central ter uma referência para marcar, frisando que, "sem essa referência, é preciso estar mais atento, inclusive aos terrenos que se pisa".
O Benfica lidera destacado o campeonato, com mais três pontos do que o FC Porto, que é segundo, enquanto o Paços ocupa uma posição intermédia (10.º) e ainda não ‘descolou’ das exibições intermitentes.
"Jogamos de maneira diferente da época passada, os treinadores [Carlos Pinto, o atual, e Jorge Simão, o anterior] têm estilos diferentes e os processos de mudança levam sempre algum tempo", afirmou o capitão do Paços, precisando que "a vontade de todos é que a afirmação do processo aconteça o mais rapidamente possível".
Apesar dessa irregularidade nas exibições e resultados, Ricardo saiu em defesa do grupo e antecipou uma época com final feliz.
"Temos uma equipa jovem, mas com qualidade mais do que suficiente e equilíbrio no plantel, o que nem sempre se consegue, para andarmos lá em cima. Se estamos em sétimo, queremos ser sextos, e por aí fora, mas que fique claro que não é nosso objetivo chegar aos lugares europeus", concluiu.
O jogo entre o Benfica, líder destacado do campeonato, com 22 pontos, e o Paços de Ferreira, 10.º classificado, com nove, realiza-se no Estádio da Luz, na sexta-feira, às 19:00, e terá arbitragem de Bruno Esteves, da Associação de Futebol de Setúbal.
Comentários