O novo treinador da União de Leiria, José Dominguez, assumiu hoje a vontade de vencer o Rio Ave, sábado, na 23.ª jornada da Liga de futebol, mas alerta a equipa para a necessidade de respeitar o adversário.

«Para termos possibilidades de vencer, temos de respeitar o adversário e tentar travar os pontos fortes do Rio Ave», disse hoje Dominguez, no final do último treino dos leirienses antes do jogo de sábado.

Na estreia como técnico principal de uma equipa sénior, José Dominguez, de 38 anos, assume «um bocadinho de expetativa e ansiedade» pelo primeiro jogo na Liga, mas mostra ter estudado o adversário.

«Vamos jogar com um adversário que joga bem em transições rápidas, tem extremos muito bons e a experiência do João Tomás. Mas valem muito mais pelo coletivo, são uma equipa bem organizada e ‘venenosa' nos contra-ataques», explica.

Apesar disso, a União de Leiria, última classificada da Liga, tem a ambição de vencer.

«Se queremos aspirar a chegar ao fim a lutar ainda pela permanência, temos de começar agora.»

«Todos os jogos até ao fim vão ser importantes, mas estes são mais», afirma Dominguez, referindo-se aos confrontos com outras equipas que perseguem a manutenção.

«Vamos tentar ter uma União de Leiria organizada e, acima de tudo, com muito querer, muita vontade e motivada», promete.

Em campo será ainda difícil ver mudanças em relação à equipa orientada por Manuel Cajuda, mas Dominguez tentou, nos últimos dias, implementar algumas ideias.

«Não vai ser fácil, porque estamos a meio da época, mas vou tentar ajudar a equipa, que tem muita qualidade, apesar dos maus resultados. Nestes três dias a resposta dos jogadores foi excelente na parte motivacional. Vamos ver o que irá traduzir isso dentro do campo», afirmou.

O novo treinador aposta ainda na ambição individual dos jogadores para tentar colocar a União de Leiria em melhor posição, recordando para isso uma época em que representava o Kaiserslautern, da Alemanha.

«É nestas alturas de adversidade que (os jogadores) se valorizam. Dei-lhes o exemplo do que se passou comigo em Kaiserslautern, em que acabámos em penúltimo, mas saímos muito valorizados de uma situação muito parecida com esta, mais até do que (jogadores de) equipas que ficaram em lugares da Liga Europa. É uma grande oportunidade deles se valorizaram individualmente. Se todos quisermos, lá dentro damos as mãos e conseguimos vencer.»

A União de Leiria recebe sábado o Rio Ave, no Estádio Municipal da Marinha Grande, a partir das 16h00, em jogo com arbitragem de Rui Silva, de Vila Real.