Neste seu segundo livro, chamado 'Uma Taça Uma Vida', Pedro Gomes apresenta uma versão mais intimista e quase autobiográfica sobre a conquista da Taça das Taças, de 1964, por parte do Sporting, transportando-nos para a intimidade dos balneários, dos estágios e dos pequenos e grandes episódios que construíram aquele glorioso feito no Sporting Clube de Portugal.
É uma incursão pelas memórias de um período notoriamente querido ao autor e a todos os sportinguistas. O Sporting foi a única equipa portuguesa a ganhar este troféu.
A obra de Pedro Gomes é para as gerações que viveram aquele período e ainda sentem as vibrações do momento. Já para as novas gerações, este livro é um estímulo para que as mesmas, conhecendo a trajetória do passado, construam os caminhos de um futuro alicerçado no desportivismo, na camaradagem e na dignidade no futebol, valores tão caros àqueles que em 1963/64 fizeram história no futebol leonino e no desporto português.
'Uma Taça Uma Vida' é um documento histórico onde a realidade se mistura com a ficção. Onde o autor se sente seguro das suas paixões e recordações. Para Pedro Gomes, este livro é uma viagem ao interior da Taça das Taças. 
Manuel Pedro Gomes jogou no Sporting Clube de Portugal durante 17 anos, onde iniciou e terminou a sua carreira. Ganhou vários títulos: 3 Taças de Portugal; 3 Campeonatos Nacionais; 1 prova europeia, a ” Taça das Taças”. Fez parte da mítica Seleção Nacional, no Mundial de 1966, que ficou em terceiro lugar.
A primeira edição deste livro esgotou em 15 dias.