O Pavilhão Dragão Caixa recebeu, pela primeira vez, a Gala Dragões de Ouro que serve para distinguir as personalidades desportivas do ano do FC Porto. Além dos atletas portistas, Álvaro Braga Júnior, Gilberto Madail, Valentim Loureiro, Hélio Loureiro, Fernando Gomes, Carlos Oliveira, entre outros estiveram presentes na gala.

À entrada, na “passadeira azul”, os vários atletas das diferentes modalidades expressavam as suas emoções ao serem distinguidos com um dragão de ouro. Ricardo Moreira (Andebol), Sara Moreira e José Alexandre Silva (Natação), Bruno Alves, Raul Meireles e Fernando (Futebol) foram os atletas que responderam às perguntas dos jornalistas, realçando sempre o facto de o prémio só ter sido conseguido graças ao valor colectivo.

Depois do jantar, no mesmo pavilhão, coube a Pinto da Costa fazer as honras da casa e iniciar a festa azul e branca. Em tom de celebração, o Presidente do FC Porto aproveitou para informar os presentes que o clube tinha acabado de adquirir a antiga sede, na Praça General Humberto Delgado. “Naquele local, mesmo em frente à Câmara Municipal do Porto, vamos receber, novamente, toda a família portista e desfrutar da Avenida dos Aliados. Assim já podemos festejar todas as nossas vitórias e conquistas “. Isto porque, por decisão de Rui Rio, a comitiva portista não estava permitida de subir à varanda do edifício da Câmara e festejar com os adeptos.

A festa prosseguiu, em tom de música e poesia, com intervenientes emblemáticos da cidade do Porto e até o presidente do FC Porto declamou poesia, durante mais de seis minutos, sem auxílio de cábulas.

Ainda houve espaço para recordar a memória de figuras portistas já falecidas, como o jovem atleta de hóquei em patins César Fidalgo e Joaquim Tamagrini, galardoados a título póstumo com o Dragão de Ouro de Jovem Atleta do Ano e Recordação do Ano, respectivamente.

Nos prémios relativos ao Futebol, Fernando recebeu com “orgulho” o prémio de “Revelação do Ano” e agradeceu aos elementos da equipa e à sua família. Raul Meireles (Futebolista do Ano) aproveitou o momento para dedicar o galardão ao avô, que faleceu no dia em que foi apresentado como jogador do FC Porto. O último atleta a ser distinguido foi Bruno Alves que recebeu o Dragão de Ouro de Atleta do Ano das mãos do emblemático jogador portista Fernando Gomes. “É um privilégio para mim receber este prémio e quero agradecer ao treinador João Pinto porque foi ele que me trouxe para este clube”, disse o defesa.

Gilberto Madail também subiu ao palco para dedicar umas palavras de agradecimento ao clube das Antas, “que muito tem honrado Portugal”. O presidente da FPF aproveitou ainda o momento, junto a Raul Meireles, para pedir forças à Selecção Nacional na “batalha em que estamos”.

A edição 2009 terminou com todos os galardoados em cima do palco e embalados ao som do hino do FC Porto.