Em Portugal, no escalão principal, apenas 10,6% dos jogos na presente temporada terminaram com uma vitória de qualquer uma das equipas por três ou mais golos de diferença. A conclusão é do estudo apresentado esta segunda-feira pelo Observatório do Futebol International Centre for Sports Studies (CIES), que aponta assim a I Liga portuguesa como a quarta mais equilibrada do continente europeu, entre as 37 Ligas de países europeus abrangidas pelo estudo.

Em termos globais, o estudo conclui que a Liga colombiana, com apenas 4,0% dos jogos a terminarem com goleadas de três ou mais golos de diferença, é a mais equilibrada a nível mundial. Seguem-se os escalões principais dos campeonatos de futebol da Índia e Burkina Faso, com 5,3%.

No que à Europa diz respeito, à frente de Portugal surgem apenas a I Liga albanesa (8,8% de resultados desnivelados), a I Liga eslovena (9,0%) e a I Liga da Macedónia do Norte (9,0%). Na Liga portuguesa, nos 216 jogos disputados até 31/03/2021 (primeiras 24 jornadas da edição 2020/21 da prova), só 23 terminaram com vitória de uma das equipas intervenientes por pelo menos três golos de diferença.

# Equipa P J
1 Sporting CP 77 29
2 SL Benfica 70 29
3 FC Porto 59 29
4 SC Braga 59 29
5 Vitória SC 57 29
6 Moreirense FC 43 29
Mais sobre Primeira Liga

O equilíbrio na I Liga portuguesa é, assim, de acordo com o estudo, maior do que em qualquer uma das seis principais Ligas europeias de acordo com o ranking da UEFA (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, França e Rússia). Entre estas, é na La Liga espanhola que menos goleadas há (11,4%).

A I Liga russa apresenta um registo de 13, 2% e a Ligue 1 francesa 15% de desfechos desnivelados, seguindo-se a Premier League inglesa (17,2%) e a Serie A italiana (17,7%). Por fim, encontramos a Bundesliga alemã, com 20,9% dos jogos da presente época da prova a terminarem com vitórias por três ou mais golos de diferença (o quarto maior registo de resultados desnivelados entre todas as Ligas europeias analisadas).

A título de curiosidade, a nível global, entre as 72 Ligas abrangidas pelo estudo, ficamos a saber que é no campeonato principal das Ilhas Salomão que mais resultados desnivelados há: em 110 jogos, 41 (37.3%) terminaram com três ou mais golos de diferença.

Ligas europeias com menos resultados desnivelados
Ligas europeias com menos resultados desnivelados créditos: @CIES (football-observatory.com)