Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, e Pedro 'Pote' Gonçalves, médio dos Leões, após a vitória diante do Chaves.

Rúben Amorim

Segunda parte melhor que segunda parte: "Na primeira parte voltámos a entrar bem como costumamos entrar. Tínhamos muitas vezes dúvidas em relação em como jogar a bola e isso foi uma evolução muito grande em relação ao último jogo. Sentimo-nos mais confortáveis neste jogo, mas depois, se temos oportunidades temos de fazer o segundo golo. Depois, torna-se muito complicado. A verdade é que com uma falta rápida a isolar jogadores, com o Chaves a lançar jogadores em transição para o nosso lado esquerdo, deixando os centrais no um contra um… Criaram-nos algumas dificuldades.

Veja as melhores imagens do jogo

Matar o jogo: "Quando estivemos em vantagem, devíamos ter mantido mais a posse de bola. Começámos a ter mais problemas mas acaba por uma vitória justa numa segunda parte onde controlámos. Defensivamente, fomos mais coesos. Voltámos um bocadinho à nossa forma de jogar. Fizemos três golos mas devíamos ter feito mais. Depois, o último golo sofrido é um bocado o espelho da época. O jogo ainda não acabou, não sabemos o que vai acontecer e estamos numa fase em que não podemos facilitar nada. Acaba por acontecer o 3-2 mas a vitória é justa."

Entrada de Morita e Pote mais a frente: "O Pedro Gonçalves é mais um homem a chegar à área, o Morita dá-nos mais consistência. O Pote define melhor naqueles momentos. Foi aquilo que procurámos fazer. Com a não-validação [do golo anulado pelo VAR] eu quis esperar mais um bocadinho mas pensei que mesmo sem golo nós jogaríamos melhor desta maneira. O espaço estava pelos corredores e as transições estavam a sair muito pelo meio para os corredores. Tentei dar mais estabilidade. O Morita é um jogador que chega. O Pote tem muito golo."

Foi o seu jogo 100 no banco do Sporting: "É óbvio que é complicada [situação na tabela]. Ainda há muito campeonato mas o que temos de fazer é pensar que isto não acaba esta época. Há muito por conquistar esta época, mas temos de preparar o futuro. Temos de imaginar que corra bem ou mal, estamos a preparar a nova época. Estamos a preparar o futuro, podemos sempre melhorar. Temos de encaixar os maus momentos que nos ajudam a crescer. Vamos ser melhores no futuro."

Pote deu penálti para Chermiti bater: "São as regras da equipa. Da mesma forma que disse que, na outra vez, o Pedro Gonçalves foi o único que acertou (no jogo com o SC Braga, 5-0), desta vez ele também esteve certo porque é ele que decide está confiante ou não e se quer dar o penálti. Nesta época acontece tudo ao contrário. Quando estava 4-0 com o SC Braga o Pedro não deu o penálti, agora deu quando tínhamos de matar o jogo desse por onde desse. Penso que ele até ia para melhor marcador do campeonato, mas fico com isto, porque pensou mais na equipa e não tanto nele."

Pedro Gonçalves

Mais dois golos: "Antes de mais, foi um excelente jogo da equipa, com excelente apoio nas bancadas, como em todos os jogos e fico contente por isso. Para mim é especial jogar aqui, pois sou da região e fico contente pela vitória. Vamos agora à Dinamarca conquistar outra. Hoje criámos bastantes oportunidades e podíamos ter feito mais golos, mas faz parte. Agora é continuar a trabalhar, pois quinta-feira temos um jogo muito importante, que pode ditar muito da nossa época."

Não festejou por respeito ao Chaves onde foi formado? "Sim, preferi não festejar."

Porque deu o penálti para Chermiti marcar? "Espero poder ter muitos penáltis pela frente na carreira e marcar muitos golos. Chermiti merecia o penálti, fico triste por não ter marcado, mas vai marcar muitos."

Sente-se mais confortável como avançado? "Sinto-me confortável dentro de campo e tento dar o meu melhor e o que o mister me pede. Sou um excelente profissional, dou sempre tudo de mim todos os dias, nos treinos e nos jogos, dando o melhor pelo clube."

O Sporting venceu hoje em casa do Desportivo de Chaves, por 3-2, em jogo da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, mantendo os oito pontos de atraso para o Sporting de Braga, terceiro classificado.

Após a derrota com o FC Porto (3-1), para o campeonato, e o empate com o Midtjylland (1-1), na Liga Europa, os 'leões' voltaram a triunfar, graças a um 'bis' de Pedro Gonçalves (08, de penálti, e 61 minutos) e um golo de Nuno Santos (70), com João Teixeira (34) e Héctor Hernández (90+6) a marcarem para os flavienses.

O Sporting, que desperdiçou uma grande penalidade, por Chermiti (85), mantém-se no quarto posto, com 41 pontos, a oito do Sporting de Braga, que ocupa a última vaga de acesso à Liga dos Campeões, enquanto o Desportivo de Chaves é 11.º, com 26.