O Sporting realizou uma das piores primeiras voltas da Liga na sua história, com exibições medíocres, resultados negativos e já um quarto treinador (Jesualdo Ferreira) no espaço de apenas seis meses.
Os “leões” atingiram a 15.ª jornada em oitavo lugar, com quatro vitórias, seis empates e cinco derrotas, somando 18 pontos e um saldo negativo (14-16) entre golos marcados e sofridos, sendo que há duas jornadas estavam em 12.º, um escasso ponto acima da “linha de água”, situação inimaginável no início da competição.
O campeonato é, ainda assim, a única prova em que o Sporting compete, pois foi eliminado da Liga Europa num grupo muito acessível, com equipas de terceiro plano europeu (Genk, Basileia e Videoton), e já caiu da Taça de Portugal e da Taça da Liga.
Tendo a responsabilidade de planificar a época, o treinador que iniciou a época (Sá Pinto) não foi capaz de retirar dos jogadores o rendimento que conseguiu após ter assumido a equipa a meio da temporada anterior.
A partir de certa altura, tornou-se evidente a impotência de Sá Pinto - contratação de risco em função da sua inexperiência - em fazer passar a mensagem aos jogadores e em motivá-los, ao mesmo tempo que a equipa tardava em apresentar princípios de jogo definidos e consolidados.
Sucedeu-se-lhe no cargo o interino Oceano Cruz, sem que a equipa desse qualquer sinal de reanimação ou melhoria, forçando Godinho Lopes a avançar para o único treinador estrangeiro, Franky Vercauteren, que assinou até final da época.
O belga revelou desconhecimento do futebol nacional, falta de liderança e inabilidade técnica para dirigir a equipa, que se foi arrastando penosamente em campo, sem chama e sem fio de jogo, somando resultados negativos semana após semana.
A contratação de Jesualdo Ferreira permitiu aos leões alcançar nas duas últimas jornadas da primeira volta (14.ª e 15.ª) duas vitórias consecutivas, tantas como as obtidas nas 13 jornadas anteriores, e subir ao oitavo lugar, com 18 pontos.
O Sporting desceu tanto no seu rendimento desportivo que só poderia subir com um treinador competente, conhecedor profundo do futebol luso e muito experiente, como Jesualdo Ferreira, que “salvará” a época se selar um lugar na Liga Europa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.