Fonte judicial disse à agência Lusa que a primeira audiência está programada para 5 de Julho de 2012, na 2.ª Secção do Tribunal do Trabalho de Lisboa, porque o juiz a quem foi entregue o processo não tem vaga em agenda antes.

Marat Izmailov e Sporting encontraram-se a 11 de Novembro deste ano no tribunal, na sessão de tentativa de conciliação, com as partes a não chegarem a um entendimento.

Os factos reportam-se a 18 de Março de 2010, quando Izmailov apresentou queixas num joelho e recusou jogar na recepção do Sporting ao Atlético de Madrid, jogo dos quartos-de-final da Liga Europa, que terminou com um empate 2-2, com os espanhóis a lograrem a qualificação para a fase seguinte.

Com recurso a registo do cartão de crédito bancário do jogador, o Sporting argumentou que o russo teria viajado para a Rússia nesse mesmo dia sem ter sido autorizado, pelo que lhe foi aberto um processo disciplinar, decidido com a aplicação de uma sanção pecuniária.

Em resposta à nota de culpa, o russo Izmailov defendeu que o montante da coima imposta pelo Sporting contraria o disposto na legislação laboral, que estabelece um limite à multa, que não deve exceder um terço da retribuição diária.

Por essa razão, o jogador impugnou judicialmente a sanção pecuniária, que o Sporting contestou, aduzindo ainda uma alegada entrevista concedida por Izmailov a um jornal russo, com o futebolista a tecer críticas fortes aos dirigentes e ao departamento médico.

As relações entre o médio e os responsáveis do clube degradaram-se e José Eduardo Bettencourt, presidente do Sporting, chegou a afirmar que o jogador "mentiu".

Mais tarde, em Maio, Izmailov, com contrato válido até 2013, alegou que não tinha condições psicológicas para continuar no Sporting, mas integrou a equipa no estágio, realizado na França e na Suíça, em Julho, participando nas sessões de treino com limitações físicas.

O jogador russo acabou por ser submetido a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito em Outubro, na Alemanha, e desde então encontra-se a recuperar.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.