"Para este jogo, vamos tomar medidas muito enérgicas em qualquer alteração da ordem pública. Vamos, de certeza, fazer detenções sempre que alguma coisa perturbe a ordem", afirmou o subintendente Costa Ramos, da 3.ª divisão do comando metropolitano da PSP.
Sem revelar o número de agentes envolvidos na segurança ao encontro entre os dois rivais lisboetas, Costa Ramos afirmou que "não anda muito longe do habitual nestes jogos".

No último jogo entre "grandes" disputado na capital, entre o Sporting e o FC Porto, foram mobilizados 500 agentes.

O subintendente explicou que as claques do Sporting "serão acompanhadas desde o estádio José Alvalade dentro uma 'caixa de segurança'" e que nas imediações do estádio haverá uma distância mínima de 200 a 300 metros entre adeptos rivais.

Costa Ramos afirmou que "o policiamento em redor do estádio terá início às 17:00 e as portas abrem às 18:45".

De acordo com o superintendente, o jogo vai ter dupla revista, primeiro pelos assistentes de recintos desportivos e depois por agentes da PSP.

O responsável da PSP referiu ainda que, sempre que for possível, as autoridades vão identificar os infractores através do sistema de videovigilância e detê-los no momento mais adequado.

Costa Ramos admitiu erros no policiamento do encontro da Liga Europa entre o Sporting e o Atlético de Madrid, disputado a 18 de Março, no qual se registaram incidentes nas imediações do estádio José Alvalade.

"Efectivamente aquele policiamento não correu de acordo com o esperado, mas também houve total incivilidade dos adeptos. O que se passou foi inadmissível", disse.

O responsável policial lamentou ainda que a lei contra a violência no desporto não seja cumprida "tanto na interdição de adeptos violentos nos estádios, como no registo dos grupos organizados".

A título de exemplo, Costa Ramos referiu que são esperados na Luz cerca de 3000 adeptos da Juve Leo, quando o registo indica apenas a existência de 300.

No que refere ao Benfica, o superintendente lembrou que "em termos legais não existem claques do Benfica, mas em todos os jogos no estádio da Luz há um grupo de adeptos que está sempre no mesmo sítio, com as mesmas bandeiras".

O encontro entre o Benfica, líder, e o Sporting, quarto classificado, que encerra a 26.ª jornada da Liga, disputa-se às 20:45 de terça-feira, sob arbitragem de João Ferreira, de Setúbal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.