Para poder ser cabeça de série no sorteio, o Sporting precisava que fossem eliminadas quatro de cinco equipas de um lote composto por Ajax, CSKA Moscovo, Dínamo Kiev, Viktoria Plzen e Club Brugge, sendo que apenas os russos conseguiram o apuramento para o ‘play-off’ na segunda mão, hoje disputada.

Assim, na ronda anterior à fase de grupos da ‘Champions’, o Sporting poderá enfrentar Hoffenheim, Young Boys, Istambul Basaksehir, Steaua Bucareste ou Nice.

Depois de uma vitória por 2-0 em Atenas, o CSKA de Moscovo confirmou a passagem com nova vitória, por 1-0, frente à equipa grega, pela qual Hélder Lopes e André Simões alinharam no ‘onze’ titular (Hugo Almeida não saiu do banco), graças a um golo do israelita Natcho.

Depois de um empate 3-3 na primeira mão, na Bélgica, o Istambul Basaksehir venceu por 2-0 o Club Brugge e segue em frente na liga milionária, assim como o Steaua de Bucareste, que goleou em casa do Plzen por 4-1, com um golo do ‘veterano’ português Filipe Teixeira, para prosseguir com um agregado de 6-3.

Um golo de Lotomba, aos 89 minutos, que se seguiu a um de Hoarau na primeira parte deu um triunfo por 2-0 ao Young Boys perante o favorito Dínamo Kiev, que na Ucrânia tinha vencido por 3-1 e que se vê de fora da liga milionária.

Em Amesterdão, um golo de Vincent Martel, aos 79 minutos, apurou o Nice para o ‘play-off’ e afundou o Ajax, sendo que este era também o último resultado que fazia do Sporting cabeça de série no sorteio de sexta-feira, ao selar o 2-2 que apurou os franceses pela regra dos golos fora, depois do 1-1 registado em França.

Pela mesma regra se apurou o Slavia, que depois de vencer por 1-0 em Praga beneficiou de uma assistência do português Danny, para um golo de Milan Skoda, na derrota por 2-1 em casa dos bielorrussos do BATE Borisov.

Em Varsóvia, a vitória por 1-0 do Legia sobre os cazaques do Astana não foi suficiente para reverter a desvantagem de 3-1 da primeira mão, enquanto o APOEL precisou do prolongamento para levar de vencida o Viitorul Constanta (4-0), num jogo em que Nuno Morais foi titular no ‘miolo’ dos cipriotas.

Um golo de Forrest na Noruega, aos 69 minutos da segunda mão, foi o único tento da eliminatória entre Rosenborg e Celtic, com os escoceses a seguirem para o ‘play-off’, onde também estará o Olympiakos, de Diogo Figueiras, que hoje empatou (2-2) com o Partizan, mas beneficiou da vitória por 3-1 que trazia da Sérvia.

O Maribor acabou com o ‘sonho’ do FH, da Islândia, ao voltar a vencer por 1-0, desta vez fora de casa, depois de já o ter feito na Eslovénia, enquanto o Hapoel Beer Sheva, com Miguel Vítor a titular, perdeu por 3-1 na Bulgária, com o Ludogorets Razgrad, mas apurou-se devido aos golos fora, tendo vencido por 2-0 na primeira mão, em Israel.

O Copenhaga goleou o Vardar Skopje por 4-1, depois da derrota na Macedónia por 1-0, e afastou os macedónios da ‘Champions’.

A próxima ronda, sorteada na próxima sexta-feira, está marcada para 15 e 16 de agosto, no caso da primeira mão, e 22 e 23, quanto ao jogo decisivo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.