Rafael Lopes atingiu, no passado domingo, uma marca bonita na sua ainda curta carreira como jogador. O avançado da Académica cumpriu, diante do Arouca, o jogo 150 como profissional, numa partida em que voltou a ser primeira opção do treinador José Viterbo para o ataque.

A aventura de Rafael Lopes no futebol profissional começou na época 2010/11, com apenas 19 anos, no Varzim. Um ano em cheio para o atacante, que marcou 10 golos, em 28 jogos e foi convocado para o Mundial de Sub-20, onde se sagrou vice-campeão.

Depois seguiu-se, naturalmente, a chegada à I Liga no Vitória de Setúbal. Fez 29 jogos no Sado e apontou quatro golos. Na época seguinte, cumpre 26 jogos ao serviço do Moreirense.

Em 2013/14, Rafael Lopes dá um passo atrás para jogar na II Liga ao serviço do Penafiel. O avançado pareceu não se desmoralizar por este passo e, em seis meses, aponta 15 golos em 34 partidas. A boa campanha na primeira volta leva-o, como seria de esperar, novamente à I Liga, agora para representar a Académica, onde cumpre 13 jogos até final da temporada.

Na presente época, o camisola 30 da Briosa já foi opção em 20 encontros até agora e marcou dois golos. Com apenas 23 anos, Rafael atinge a marca redonda dos 150 jogos.