A 30ª jornada da Primeira Liga trouxe grandes jogos aos relvados dos estádios portugueses, mas poucas mudanças na tabela classificativa. Ainda assim, houve emoção até ao apito final nos jogos das equipas que ocupam os dois primeiros lugares, enquanto o FC Porto venceu de forma clara.

O Sporting foi o primeiro 'grande' a entrar em campo, com uma deslocação a Moreira de Cónegos. O desfecho foi o desejado pelos 'leões', que asseguraram o triunfo por 1-0, mas a forma como foi conseguido fez correr muita tinta, já que Islam Slimani apontou o golo da vitória em posição irregular.

Já no domingo foi a vez do FC Porto receber o Nacional da Madeira, num encontro que serviu de consolo para os adeptos portistas, que já veem a sua equipa fora da luta pelo título. O resultado do encontro - vitória clara por 4-0 - serviu pelo menos como forma de serenar os ânimos e levar de volta as grandes noites ao Dragão. Foi um triunfo claro e inequívoco da equipa que tem agora como grande objetivo vencer a Taça de Portugal.

Na segunda-feira, e depois de ter visto o Sporting vencer o seu encontro, foi a vez do Benfica entrar em campo frente ao Vitória de Setúbal, com o objetivo claro de vencer para recuperar a liderança. A jogar em casa, a equipa 'encarnada' entrou na partida a perder, tendo visto André Claro abrir o marcador logo no primeiro minuto. No entanto, Jonas e Jardel conseguiram a reviravolta ainda no primeiro tempo. Até ao fim da partida, porém, houve sufoco constante para os adeptos benfiquistas, que só puderam relaxar no momento do apito final.

Quanto à luta dos lugares europeus, o Sporting de Braga (4º) assegurou um triunfo claro (3-0) contra o Tondela, enquanto Arouca (5º) e Rio Ave (6º) mantiveram acesa a luta pelo segundo lugar de acesso à Liga Europa com um empate a zero.

Olhando para a zona de despromoção, Académica e Tondela continuam a ser as equipas que ocupam os dois últimos lugares da tabela. Os 'estudantes' não conseguiram vencer no Restelo (1-1), ao passo que o Tondela caiu de forma esclarecedora em Braga. Ainda assim, as duas equipas terão pelo menos visto com satisfação as derrotas de Boavista (1-0 contra o Estoril) e U. Madeira (3-4 contra o Paços de Ferreira).

Destaques da jornada:

Ataque do Paços de Ferreira: Os 'castores' estiveram a perder por 2-0 no terreno do União da Madeira mas conseguiram triunfar por 4-3, graças ao grande trabalho do seu ataque. Paulo Henrique, Minhoca, Cícero e Diogo Jota marcaram um golo cada e conquistaram assim papel de destaque na jornada.

Meio-campo do FC Porto: Jogadores como Herrera e Danilo Pereira permitiram ao FC Porto controlar o encontro com o Nacional e conquistar um triunfo claro por 4-0 que não deixa qualquer margem para dúvidas.

Confira todos os resultados.

Confira a classificação da Liga.