O suposto desentendimento entre Danilo e Sérgio Conceição chega na pior altura para o FC Porto. O emblema azul-e-branco tem marcado para este sábado o derradeiro encontro de pré-época, onde vai mostrar aos sócios e simpatizantes a equipa principal de futebol para 2019/2020. Depois, segue-se a primeira das duas barreiras a ultrapassar para entrar na Liga dos Campeões.
Escreve a imprensa portuguesa desta quarta-feira que o capitão do FC Porto desentendeu-se com o treinador Sérgio Conceição na segunda-feira, após a tarde livre que técnico concedeu ao plantel. O jornal O Jogo diz, no entanto, que o desentendimento começou à hora de jantar, por telefone. Mais tarde, pessoalmente e na presença do plantel, a discussão subiu de tom e Conceição deu ordem para o jogador abandonar o estágio que a equipa realizou no Algarve.
Mais tarde, Danilo terá tentado conversar com Sérgio Conceição, explicando-lhe que nunca foi intenção sua colocar em causa a liderança do técnico mas que este não terá aceite. Os jornais avançam que o jogador regressou à cidade do Porto na sua sua viatura, enquanto a restante comitiva fazia a viagem de regresso no autocarro do clube. O FC Porto informou, no entanto, que o médio saiu do estágio para tratar de assuntos pessoais.
A confirmar-se o desentendimento entre ambos, esta acaba por ser uma má notícia para o FC Porto. O clube tem uma importante eliminatória frente aos russos do Krasnodar, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Dos quatro adversários que podiam calhar aos vice-campeões de Portugal, o emblema russo era, talvez, o pior. Pelo futebol que pratica, pela qualidade coletiva e individual e pelo FC Porto de estar mais a frente na nova época (leva duas jornadas na Liga russa).
Para já, Danilo terá de se apresentar esta quinta-feira no Olival, onde o FC Porto tem agendado mais um dia de trabalho. Não se sabe, para já, o que irá acontecer, sendo que em todos os cenários o FC Porto fica a perder.
Face a sua importância no balneário e o facto de ser o atual capitão da equipa, após a saída de Herrera, Danilo deverá ser reintegrado no plantel às ordens de Conceição. O técnico não se pode dar ao luxo de deixar de fora um jogador com a qualidade do internacional português, até porque não dispõe de um substituto à altura. Loum está lesionado e não deverá ir jogo com o Mónaco este sábado, não sendo certo a sua presença na primeira-mão da terceria pré-eliminatória da Liga dos Campeões, na Rússia. Quaisquer que tenham sido as razões do técnico, Conceição terá de entender que a equipa vem em primeiro lugar, pelo que afastar um jogador como Danilo do plantel não será a melhor das soluções.
Se o técnico não voltar atrás, Danilo poderá mesmo ser afastado do plantel, deixando o FC Porto mais frágil. Conceição terá de encontrar uma solução no plantel, algo difícil já que não há outro jogador com as suas qualidades e com a sua preponderância no balneário.
Um possível afastamento de Danilo poderia precipitar a sua saída, ele que é dos jogadores com mais mercado no FC Porto. Pretendentes não lhe faltam, pelo que não seria difícil encontrar clube para o internacional português. Mas, em caso de transferência, nunca seria pelos valores desejados pelo FC Porto, uma vez que o jogador estaria desvalorizado com toda a esta situação.
O caso deverá ser mediado por Pinto da Costa, numa altura em que o FC Porto ainda tem alguns casos pendentes para resolver para a nova época. O plantel não está fechado, alguns jogadores vão sair até ao final do fecho do mercado, e não é de descartar algumas entradas.
Com as saídas de Iker Casillas (deixou o futebol por causa do problema no coração), Éder Militão, Felipe, Herrera e Brahimi, jogadores titulares na época passada, o FC Porto ainda está à procura do melhor onze. Conceição recebeu os regressados Osório (central) e Sérgio Oliveira (médio), viu o médio Romário Baró, o defesa Tomas Esteves e o avançado Fábio Silva serem promovidos dos sub-19, assim como os centrais Diogo Queiroz e Diogo Leite e o guarda-redes Diogo Costa promovidos da equipa B. A SAD foi ao mercado contratar o defesa direito argentino Saravia, os médios Nakajima e Luiz Diaz e o avançado Zé Luís, como forma de fazer frente às várias saídas.
O técnico está a testar várias soluções para formar o melhor onze possível, de forma a ter a equipa já bem 'oleada' para o primeiro confronto oficial da época marcado para o dia 07 de agosto. Se Danilo for reintegrado e não houver mudanças até a primeira-mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o melhor onze passará por Diogo Costa na baliza, defesa formada por Pepe, Diogo Leite, Manafá e Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira; Corona, Luis Diaz, Nakajima e Soares.
Os 'dragões' precisam de resolver este diferendo entre Danilo e Sérgio Conceição o mais rapidamente possível, para ter a equipa focada nos jogos que aí vem. Seja como for, tanto o treinador como o jogador não saem 'ilesos' desta confusão, numa altura em que o FC Porto pretende formar uma equipa forte e coesa para destronar o Benfica e ser campeão e ainda entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Comentários