O treinador do Gil Vicente, Ricardo Soares, manifestou hoje a ambição de chegar ao terreno do FC Porto, no domingo, na 24.ª jornada da I Liga de futebol, e “impor o seu jogo e identidade”.

A equipa de Barcelos regista, nas últimas oito jornadas, seis vitórias e dois empates, registando apenas uma derrota (3-0 com o Sporting, em casa) nas últimas 14 rondas.

“O FC Porto vem de um excelente momento, o Gil Vicente também vem a fazer as coisas interessantes, mas aquilo que as equipas fizeram até ao momento de nada vale para o jogo em causa. Cada jogo encerra uma especificidade e quem for mais competente será determinante para atingir o objetivo final”, disse na antevisão da partida.

O FC Porto jogou quinta-feira em Roma, contra a Lazio (2-2), tendo garantido o acesso aos ‘oitavos’ da Liga Europa, mas o treinador gilista recusou a ideia de um adversário cansado ou fragilizado também pelas ausências dos castigados Grujic e Uribe.

“Não me parece, de todo, o FC Porto está muito habituado a essa densidade de jogos, preparou um plantel para isso, tem um conjunto de jogadores com enorme competência. Respeitamos muito o FC Porto, uma equipa com muita qualidade, muito pressionante e agressiva, no bom sentido, que joga bem também”, analisou.

Para Ricardo Soares, “a responsabilidade é total do FC Porto”, sendo a do Gil Vicente a de quem “quer participar no jogo”, não sem a ambição de impor o seu jogo.

“É um grande desafio para nós chegar a casa do FC Porto e impor o nosso jogo e a nossa identidade em determinados momentos. Se isso não acontecer será por mérito do FC Porto e não por estratégia nossa”, disse.

O presidente do Gil Vicente disse esta semana que a equipa teria que redefinir objetivos, porque a permanência já foi atingida e o treinador disse “concordar” com Francisco Dias da Silva.

“Concordo com ele, foi assertivo no que disse. Matematicamente ainda não temos a manutenção assegurada, mas 40 pontos são suficientes para isso. A partir daqui, temos que reformular objetivos, porque o principal passava pela manutenção e essa está conseguida. Também queríamos fazer melhor que no ano passado [no qual alcançou 39 pontos], agora é fazer de cada jogo uma final e tentar vencer, promovendo o futebol, o clube e os jogadores. Queremos fazer a melhor classificação possível, sermos a nossa melhor versão”, disse.

Ricardo Soares disse sentir os jogadores “altamente motivados” e “com uma ambição muito grande”.

“A equipa ainda pode crescer, há jogadores que ainda têm margem para se transcenderem e chegarem a um patamar superior. Sabemos da competitividade da I Liga, da qualidade dos nossos adversários, sabemos que a partir desta fase as vitórias são cada vez mais difíceis”, disse.

Algumas notícias têm dado conta do interesse de clubes como o Santos ou o Besiktas em Ricardo Soares, mas o técnico disse “não perder tempo com isso”.

“O meu foco é muito claro, estou aqui para servir o Gil Vicente, estou muito feliz aqui, quero fazer um grande trabalho cá. As coisas estão a ser bem fetas por todos, não [só] pelo Ricardo Soares”, disse.

Fran Navarro está de regresso após castigo, mas o guarda-redes esloveno Frelih ainda não está disponível para ir a jogo, informou o treinador.

“Está numa fase terminal da sua recuperação, precisa de um conjunto de treinos para voltar à forma, porque esteve algum tempo parado, mas temos total confiança no Brian e no Andrew”, disse.

Gil Vicente, quinto classificado, com 40 pontos, e FC Porto, primeiro, com 63, defrontam-se a partir das 20:30 de domingo, no Estádio do Dragão, no Porto.