Na antevisão ao jogo de amanhã, frente ao Belenenses SAD, Rúben Amorim, técnico do Sporting, agradeceu a Mathieu tudo o que o jogador deu pelo Sporting, admitindo que a equipa perde experiência sem o central francês.

O treinador 'leonino' considerou ainda que a equipa tem de lutar 'jogo a jogo', porque o lugar europeu não é certo estando "mais perto de perder esse lugar do que do segundo".

Semelhança tática com o Belenenses SAD

"É verdade, temos sistemas parecidos e alguns movimento idênticos. Mas penso que na qualidade individual temos vantagem. Não somos exatamente iguais, cada um tem o dedo dos treinadores e dos jogadores. O que eu espero é que a nossa exibição seja consistente, queremos melhorar e com muita intensidade, de ter bola e ser dominador. Temos que assumir isso, porque a ideia passa por dominar e vencer no fim"

Mathieu

"O Mathieu teve um azar esta semana que antecipou um pouco a sua decisão. Foi um dia emotivo, mas eu olho sempre pelo lado positivo, é uma nova vida para o Mathieu e temos de estar aqui com ele, porque é uma fase complicada para todos os jogadores. Em nome do clube e da equipa técnica agradecer-lhe"

"É uma pessoa invulgar, muito calada, introvertida, mas muito querida pelos colegas. Estive pouco tempo com ele mas é um jogador acima da média. Teve uma resposta fantástica na situação em que soube que não iria jogar. Surpreendeu-me a sua reação pelo currículo dele.

Lance da lesão

"Foi um choque entre dois jogadores, um a evitar o remate, foi um choque que acontece mil vezes num treino. Não foi culpa de ninguém, aconteceu, há que seguir em frente. Para ele vai ser estranho [agora que decidiu terminar a carreira] não ir ao ginásio, ao treino mas o futebol não é tudo na vida, há outras coisas importantes".

Renovação de Tiago Tomás

"Vem muito do que temos feito, de apostar na juventude, puxar por eles mas apostar neles. Sabendo que os jogadores portugueses jovens são bem vistos lá fora, estamos a apoia-lo mas a proteger o clube"

Sem Mathieu, um Sporting mais fragilizado

"Talvez a nível técnico e de experiência. O Mathieu era um jogador acima da média no Sporting e em Portugal. Temos uma ideia, muito simples, que pode ser feita por outro jogador. Espero uma equipa muito motivada pelo momento e também para jogar pelo Mathieu que deixou o plantel. Temos de usar as sensações do dia de hoje no campo, com razão e mostrar o apreso por ele na nossa qualidade de jogo"

Alcançar o 2.º lugar

"Eu penso em manter a nossa posição e melhorar. Se perdermos um jogo e o SC Braga ganhar passamos para 4.º. Penso jogo a jogo, tendo este novo projeto, com tanta juventude, é manter o foco jogo a jogo. Só precisam de pensar que ganhando ao Belenenses continuamos no nosso objetivo"

Importância do Sporting na luta pelo título

"O nosso pensamento é melhorar o nosso rendimento, temos de finalizar bem uma temporada. Ao contrário do que se diz o lugar europeu não está certo, estamos mais perto de perder esse lugar do que do segundo"

Em Portugal o treinadores sentem mais validas as derrotas

"O que eu vejo é que todos os treinadores vivem de resultados. Todos vão passar por bons e maus momentos. O que fazemos e dia-a-dia tentamos evitar. Preparar para isso acontecer, mas tentar evitar..."

*artigo atualizado às 18h58

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.