O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou na tarde desta terça-feira uma suspensão de 15 dias para Rúben Amorim por lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa à equipa de arbitragem liderada por Rui Costa.

Na sequência da expulsão frente ao Famalicão, Rúben Amorim vai ficar fora do banco de suplentes na visita do Sporting ao Farense, na sexta-feira, da 27.ª jornada, para além de falhar também a receção ao Belenenses SAD, em jogo que vai ser disputado a meio da próxima semana. Já a sua presença no banco na deslocação ao Sporting de Braga, da 29.ª jornada, é ainda uma incerteza, uma vez que a partida ainda não tem data marcada.

Além disso, Amorim tem ainda de pagar uma multa de 6375 euros.

O relatório do árbitro da partida, Rui Costa, dá conta das palavras dirigidas pelo técnico à equipa que dirigiu o encontro com o Famalicão. "Vai para o c..., vai-te f..., conseguiste o que querias", disse Amorim, segundo os registos de Rui Costa.

O técnico dos ‘leões’  foi expulso pela quarta vez. O documento indica que Rúben Amorim foi notificado do relatório na segunda-feira e que hoje o treinador apresentou alegações, referindo que não proferiu as expressões que lhe foram atribuídas.

“Analisada a defesa apresentada, este Conselho de Disciplina - Secção Profissional entende que não se vislumbra indiciado qualquer abalo à credibilidade probatória reforçada de que gozam aqueles relatórios oficiais, pelo que se confirma a factualidade neles descrita, com as consequências disciplinares previstas no Regulamento Disciplinar da Liga”, explica.

O treinador viu o cartão vermelho direto no final do jogo entre o Sporting, líder do campeonato, e o Famalicão, da 26.ª jornada da I Liga, que terminou com um empate 1-1.

Já Hugo Viana, diretor desportivo do Sporting, viu o CD da FPF abrir um processo disciplinar, tendo também apresentado hoje as suas alegações.

*Artigo atualizado às 18h11