Aos 34 anos, o médio Rúben Micael vai, esta quarta-feira, quando o Nacional receber o Rio Ave na derradeira jornada a I Liga 2020/21, disputar o seu último jogo como futebolista profissional. O médio madeirense, 16 vezes internacional pela seleção principal de Portugal, partilhou já nas redes sociais uma emotiva mensagem de despedida.

"Estou a pouco mais de 24 horas de terminar a minha carreira... Não consigo expressar o que me vai no coração. Caem-me as lágrimas ao escrever, mas tenho noção que um dia teria que acontecer. Quero agradecer a todos sem exceção o facto de me terem aturado todos estes anos", começou por escrever.

Rúben Micael agradece ainda à família e aos amigos, lembrando os clubes que representou ao longo da carreira e destacando o momento em que chegou à seleção principal de Portugal e em que esteve na fase final do EURO'2012. "Fazer a estreia pelo meu País e marcar dois golos é único. Fazer parte do grupo que esteve no Europeu e só perdeu nas meias-finais a penaltis é o sonho de qualquer jogador. Representar à seleção foi maravilhoso", recordou.

O único lamento de Rúben Micael acaba por ser o facto de a sua despedida coincidir também com o adeus do Nacional ao escalão principal, clube pelo qual se estrou na I Liga. "Infelizmente voltamos a cair, mas gostaria de pedir a todos os nacionalistas que não desistam do clube. Vamos voltar mais fortes na próxima temporada", garantiu.

Rúben Micael representou, como jogador profissional, para além do Nacional da Madeira, o União da Madeira, o FC Porto (onde conquistou dois títulos de campeão nacional e a Liga Europa, entre outros troféus), o Sp.Braga, o Paços de Ferreira e o V.Setúbal a nível interno, e ainda o Saragoça, o Macabbi Telavive e os chineses do Shijiazhuang Ever Bright e do Shijiazhuang Yongchang no estrangeiro. Vestiu por 16 vezes a camisola da seleção de Portugal, apontando dois golos.