Rui Vitória, antigo treinador do Benfica, comentou esta quinta-feira o atual momento do antigo clube em declarações ao site brasileiro UOL.

"Acho que a equipa tem como encaixar, porque estamos na presença de ótimos jogadores. As contratações foram muito poderosas, há ali muita qualidade. Estamos a falar de jogadores de seleção, de primeira linha internacional. Há um conjunto de fatores que desperta menos confiança, foi tudo com muita pressa, a equipa foi eliminada na Liga dos Campeões, talvez o desenrolar da temporada, não somente por causa da pandemia. A qualidade está lá, a qualquer momento pode e vai funcionar", começa por esclarecer.

O treinador português lembra também que "nem tudo o que parece é. Parece que está tudo bem e, de repente, há uma derrota em casa, um jogo fora, e tudo passa a ser visto de outra maneira. Existe uma série de coisas, mas nada muito grave, pequenas coisas que foram acontecendo… acho que a qualidade está lá, às vezes há um processo que leva mais tempo para uma equipa chegar a um determinado patamar de rendimento."

"Ao olhar friamente de fora, acho que é mais isso, um conjunto de coisas, expectativas elevadíssimas, que geraram uma tranquilidade aos jogadores: 'somos a melhor equipa do campeonato português, contratámos como ninguém, estamos preparados'. Mas aí as coisas começaram a não funcionar e os aspetos negativos aumentaram", acrescenta.

Recorde-se que Rui Vitória está sem clube desde que deixou os sauditas do Al-Nassr. O técnico português comandou a equipa entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020.

Antes de rumar à Arábia Saudita, Rui Vitória passou quatro temporadas no Benfica, período em que conquistou três campeonatos e uma Taça de Portugal. Na época 2018/19, Rui Vitória começou a época, mas foi substituído no cargo por Bruno Lage, com o Benfica a conquistar o título.