O treinador do Benfica fez esta sexta-feira a antevisão do jogo inaugural da 21ª jornada com o Rio Ave e assumiu que as equipas que defrontam os 'três grandes' do futebol português têm sempre uma motivação extra para tirar pontos aos clubes que seguem na frente do campeonato.

Em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Rio Ave, Rui Vitória foi questionado sobre as dificuldades acrescidas de preparar a sua equipa para um adversário que vem motivado ao Estádio da Luz e que ainda não perdeu esta época com o conjunto encarnado.

"É perfeitamente normal no futebol português jogar-se assim com qualquer um dos três grandes porque há um enorme mediatismo em torno desses jogos", começou por dizer Rui Vitória.

"Eu tinha aqui um treinador que já faleceu e que foi uma pessoa importante no Benfica que dizia: 'observarmos as outras equipas frente ao Benfica e tirarmos daí elacões nunca é a melhor estratégia porque somos enganados, porque quando jogam contra nós - equipas grandes - há sempre mudanças e uma motivação que acresce. Isto quer dizer que há sempre um contexto diferente quando se joga contra o Benfica, mas nós sabemos disso e não penso nessas questões", acrescentou Rui Vitória sobre a motivação extra dos adversários em tirar pontos ao Benfica.

"Acredito num jogo de qualidade de uma equipa que vem jogar contra nós aqui no estádio da Luz, tem noção que vai jogar contra uma boa equipa e nós também temos noção do valor do Rio Ave. Eu reduzo isto tudo a este tipo de análises. Nada mais me guia. Percebo perfeitamente que quem joga contra Benfica, Sporting e FC Porto tenha um acréscimo de motivação, porque roubar pontos a equipas que vão à frente traz um elã muito grande a quem o consegue", atirou Rui Vitória em conferência de imprensa sobre o jogo com o Rio Ave.

"Não é por um jogador ou um jogador que tudo muda"

Em relação à possibilidade de apostar em João Carvalho para o lugar de Krovinovic, ou se iria mudar de sistema, regressando ao 4x4x2, Rui Vitória vincou que o Benfica não muda 'conforme o vento'.

"O João [Carvalho] está no mesmo patamar que todos os outros jogadores que estão convocados. Todos estão aptos para jogar. O melhor contributo que posso dar a um jogador é colocá-lo no mesmo patamar de análise. E amanhã logo veremos se o João [Carvalho] jogará ou não. Mais do que estas questões do João [Carvalho] ou do sistema, há processos que se vão assimilando. Na semana passada falhámos um penálti, falhámos algumas bolas e, se calhar, hoje estaríamos aqui a falar de um sistema implementado, que funciona muito bem, que até mudámos um jogador, mas essencialmente as bolas não entraram. Não mudamos isto conforme o vento. O nosso contexto competitivo e o nosso trabalho são consistentes. Não é por um jogador ou um jogador que tudo muda", sentenciou Rui Vitória.

O Benfica ocupa atualmente a terceira posição do campeonato nacional com menos três pontos do que o Sporting, líder à condição com mais um ponto do que o FC Porto que ainda tem metade do jogo com o Estoril-Praia por disputar.