Ricardo Sá Pinto está entre o lote de antigos futebolistas a poder orgulhar-se de ter participado na história do dérbi Sporting-Benfica como jogador e treinador e a sair com um saldo positivo em ambos os registos.

Se como atleta dos ‘leões’ disputou 12 dérbis para o campeonato nacional, somando nove vitórias, um empate e duas derrotas, no papel de treinador realizou apenas um jogo e voltou a sair vencedor (1-0, na época 2011/12).

"Participei em vários dérbis enquanto jogador e recordo grandes jogos e grandes vitórias dessa altura, mas a única vitória que obtive num dérbi enquanto treinador recordo com uma grande alegria", começa por contar o atual treinador dos gregos do Atromitos.

Em declarações à Lusa, Sá Pinto assinala o impacto e a forma como essa vitória sobre o eterno rival foi alcançada, sublinhando a justiça de ganhar então a uma equipa orientada por Jorge Jesus, que ocupa agora o cargo do lado do Sporting.

"Ganhámos por 1-0 ao Benfica em casa, num jogo em que fizemos uma grande exibição e em que podíamos ter ganho por muitos mais, se tivéssemos concretizado as oportunidades que criámos. Fomos claramente superiores", explica.

Tal como na presente temporada, o Benfica também lutava para conseguir chegar ao título, objetivo que viria então a fugir para o FC Porto. Para o antigo internacional português, o "Benfica era um adversário difícil" e era "claramente favorito".

"O Jorge Jesus era o treinador [do Benfica] na altura e penso que nos sete jogos que tinha jogado contra o Sporting nunca tinha perdido. Lembro-me também de que o Benfica nessa altura ainda sonhava com a conquista do título e com essa derrota ficou definitivamente afastado", acrescenta.

Assim, por ter sido o "primeiro e único dérbi até agora" realizado no papel de treinador, Sá Pinto destaca o sabor especial de ter saído vitorioso: "É o que eu recordo com maior satisfação".

O Sporting, terceiro classificado, com 63 pontos, recebe este sábado, às 20:30, o Benfica, líder, com 71, num jogo referente à 30.ª jornada da I Liga, marcado para o Estádio José Alvalade.