Os responsáveis pela SAD do Sporting confirmaram hoje a contratação do treinador belga Frank Vercauteren até ao final da temporada, embora só comece a exercer a função terça-feira.

Segundo comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o antigo internacional belga chegou a acordo com os lisboetas para um contrato até 30 de junho de 2013, «com direito de opção para a prorrogação do vínculo contratual para além da época desportiva em curso».

Vercauteren «assumirá o comando técnico da equipa principal sénior a partir do dia 30 de outubro», lê-se no texto sobre o técnico, que vai comemorar 56 anos no domingo.

Desta forma, o novo treinador do Sporting deverá estrear-se no banco de suplentes dos “leões” na visita de sábado (04 novembro) ao Vitória de Setúbal, a contar para a oitava jornada da I Liga.

Sem clube desde março, altura em que deixou o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, Vercauteren, de 55 anos, regressa ao ativo para orientar uma equipa que estava sem treinador desde a saída Ricardo Sá Pinto, a 05 de outubro, e que tem vindo a ser comandada de forma interina por Oceano Cruz.

Vercauteren, que conduziu o Anderlecht ao título de campeão belga em 2006 e 2007 e o Genk em 2011, tendo uma passagem como adjunto pela seleção do seu país, vai assistir na quinta-feira ao jogo do Sporting da Liga Europa precisamente com o Genk.

A confirmação de Vercauteren surge depois de o Sporting ter anunciado a saída do administrador da SAD Luís Duque e do diretor desportivo, Carlos Freitas, no âmbito de uma reestruturação da estrutura do futebol "leonina".

Sá Pinto deixou o Sporting após a derrota como o Videoton (3-0), na segunda jornada da Liga Europa, numa época em que os "leões" venceram apenas dois dos 11 jogos oficiais disputados.

O Sporting segue na 12.ª posição do campeonato nacional, com seis pontos em seis jogos (uma vitória, três empates e uma derrota), e foi eliminado na sua estreia da Taça de Portugal no domingo, perdendo na terceira ronda com o Moreirense (3-2), sob o comando de Oceano.