A luta pela fuga aos lugares de despromoção vai trazer muitas emoções ao final do campeonato português. Ninguém quer descer à Segunda Liga e os clubes vão ter de fazer das tripas coração para se manterem no convívio com os grandes.

Quatro pontos separam o clube em 13º lugar e o que segura a ‘lanterna vermelha’, pelo que cada ponto conquistado nesta reta final vai ser fundamental para assegurar a tão ansiada manutenção. Até os clubes que estão mais perto dos 30 pontos – Vitória de Guimarães, Portimonense e Belenenses – não podem descansar. No ano passado, o Arouca fez 32 pontos e acabou por cair para a Segunda Liga.

Faltam nove jornadas para o fim deste campeonato pelo que existem 27 pontos em disputa, cada um deles importantíssimo, numa altura em que também se começam a decidir os lugares de acesso às competições europeias.

A jornada 25 trouxe mudanças no fundo da tabela e um novo ‘lanterna vermelha’ que está em queda livre desde a surpreendente vitória contra o Sporting. O Estoril-Praia viu a sua luta pela manutenção ser travada por um ‘super’ SC Braga que dizimou os ‘canarinhos’ com uns expressivos 0-6, resultado que atirou os estorilistas para o último lugar da classificação.

Quem também caiu para um lugar de despromoção foi o Paços de Ferreira. Num duelo entre aflitos, os pacenses foram até Moreira de Cónegos e saíram de lá derrotados por 2-0 pela equipa da casa. A derrota colocou a equipa de João Henriques abaixa da linha de água, mas deixa feliz Petit que viu o seu Moreirense deixar o último lugar para se colocar em 16º, apenas com um ponto de vantagem sobre o Paços de Ferreira.

O Desportivo das Aves ‘segue de mota’ na luta pela manutenção e está quatro pontos acima da zona de despromoção. A entrada de José Mota para ter sido remédio santo para os avenses. Apesar do percalço inicial com uma derrota frente ao Sporting de Braga, o Aves vai suma série de seis jogos sem perder. Na última ronda, recebeu e venceu o Portimonense por 3-0. E recorde-se que o Desportivo das Aves ainda segue na Taça de Portugal e tem boas perspetivas para alcançar a final do Jamor, depois de ter vencido o Caldas por 1-0 na primeira ronda das meias-finais da competição.

Mas voltemo-nos a focar no campeonato português e na luta pela manutenção. O Feirense também conseguiu um grande resultado ao vencer em casa o ‘tranquilo’ Boavista por 3-0. Um resultado que deixa os fogaceiros na 15ª posição, dois pontos acima do primeiro lugar destinado à despromoção para a Segunda Liga.

A surpresa da jornada registou-se na cidade de Setúbal. A equipa de José Couceiro que tem andando entre derrotas e vitórias nas últimas rondas venceu o ‘europeu’ Rio Ave pela margem mínima (1-0), um resultado que deixou os sadinos com 24 pontos, mais três do que o Paços de Ferreira, a primeira equipa abaixo da linha de água.

A próxima jornada promete trazer muitas alterações na cauda da tabela classificativa. E a começar já esta sexta-feira com a deslocação do Moreirense a Braga, num encontro muito difícil para a equipa comandada pelo regressado Petit, treinador que na última época ‘safou’ os cónegos da despromoção com uma impressionante vitória sobre o FC Porto na última jornada (3-1). Já a equipa de Abel Ferreira procura vencer para ficar a apenas um ponto do Sporting, que está em terceiro lugar depois da derrota no Clássico frente ao FC Porto (2-1).

O Feirense tem pela frente uma deslocação complicada a Vila do Conde. Depois da vitória frente ao Boavista, os fogaceiros seguem confiantes para o que resta do campeonato, mas vão ter pela frente um Rio Ave que não vence há três jornadas.

O Desportivo das Aves, que se desloca a casa do Benfica, O Estoril-Praia que defronta o Boavista, o Vitória de Setúbal que vai à Madeira e o Paços de Ferreira que recebe o FC Porto têm pela frente tarefas complicadas na ronda 26.