O FC Porto recebeu e derrotou este sábado a Académica por 1-0, em partida referente à 29ª jornada da Primeira Liga. Hernâni fez o único golo de uma partida que o FC Porto disputou em claro regime de poupanças.
Os "dragões" entraram em campo com um "onze" composto quase inteiramente de habituais suplentes. Comparando com o duelo com o Bayern de Munique, apenas Fabiano e Alex Sandro repetiram a titularidade. Na defesa estavam Ricardo, Alex Sandro, Reyes e José Ángel; no "miolo" Rúben Neves, Evandro e Campaña; no ataque alinharam Hernâni, Aboubakar e Quintero.
Ainda assim, os anfitriões tomaram as rédeas do jogo logo no arranque e conseguiram um golo madrugador. Logo aos 12 minutos de jogo, Hernâni recebeu um passe de Aboubakar e correu para a baliza de Cristiano. O guarda-redes defendeu o primeiro remate, mas nada conseguiu fazer na recarga. O extremo ex-Vitória de Guimarães festejou de forma efusiva com Quaresma, que estava no banco.
A partida abrandou depois do golo mas os "dragões" ficaram perto do segundo aos 28 minutos, através de um remate de Evandro que acertou no ferro da baliza dos "estudantes". Na segunda tentativa, Aboubakar falhou o alvo. Logo de seguida, Alex Sandro errou um passe e Rafael Lopes dispôs de uma grande oportunidade para empatar, mas atirou por cima da baliza de Fabiano.
Pouco antes do intervalo, nota para uma última oportunidade dos "dragões" no primeiro tempo: Evandro encontrou Hernâni na área e o extremo cruzou para José Ángel, que atirou para uma grande defesa de Cristiano.
Na segunda parte, o FC Porto não fez muito para construir um resultado mais volumoso, mas soube controlar o ritmo de jogo e segurar a vantagem mínima. Aos 63 minutos, no entanto, a Académica voltou a aproximar-se da igualdade, mas Fabiano negou o golo a Iago por duas vezes.
Ao longo do segundo tempo, Julen Lopetegui ainda lançou Marcano, Óliver Torres e Jackson Martínez (que desperdiçou uma oportunidade soberana mesmo em cima do apito final), mas a vontade dos portistas passava por assegurar os três pontos e manter a equipa fresca para o duro duelo de terça-feira, em Munique, diante do Bayern.
Com este triunfo, o FC Porto mantém-se a três pontos do líder Benfica, que venceu por 2-0 no Restelo.
Comentários