São 12 pontos em disputa e uma luta para chegar a uma ambicionada competição europeia. Candidatos esses são seis e poderá ser uma luta ponto a ponto, jornada a jornada para conhecer as equipas que vão garantir a chegada à Liga Europa.

A presença do Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal frente ao Benfica poderá abrir nova vaga para as competições europeias. Isto porque, se os 'encarnados' garantirem um lugar na Liga dos Campeões, os vimaranenses têm um lugar assegurado na Liga Europa, quer ganhe ou perca a prova rainha do futebol português.

Ora, com o clube da Cidade Berço no quarto lugar do campeonato, abre-se a oportunidade do sexto classificado poder também garantir um lugar numa competição europeia na próxima época.

E os candidatos são muitos: SC Braga, Marítimo, Rio Ave, Feirense, Desportivo de Chaves e Boavista têm ainda a hipótese de poder marcar o seu lugar na prova e prometem lutar nos próximos quatro jogos para atingir este objetivo.

'Bracarenses' em vantagem mas com adversários à espreita

Em melhor posição está o SC Braga. Atualmente na quinta posição, com 51 pontos, os 'guerreiros do Minho' só poderão ser ultrapassados na tabela por Marítimo e Rio Ave. Até ao final da temporada, o emblema de Jorge Simão defronta o Sporting (casa), o Moreirense (fora), o Nacional (casa) e termina a época com o Tondela (fora).

De seguida, a equipa sensação de Daniel Ramos. O Marítimo encontra-se na sexta posição, o último lugar de acesso às competições europeias, com 47 pontos e poderá ser ultrapassado por Rio Ave, Feirense ou Chaves. Até ao final do campeonato, o clube insular defronta um candidato à Europa já nesta jornada, quando se deslocar ao reduto do Feirense. Segue-se um jogo com o FC Porto (casa), com o Estoril Praia (casa) e termina o campeonato fora, frente ao Paços de Ferreira.

Outro candidato à Europa é o Rio Ave. O clube de Luís Castro está na sétima posição da prova, com 42 pontos. E pode ser ultrapassado por Feirense e Chaves. A equipa de Vila do Conde também tem um duelo com um candidato à Europa na 33ª jornada, quando se deslocar ao terreno do Desportivo de Chaves. Entretanto, terá jogos com o Nacional (fora) e com o Benfica (casa) antes de terminar o campeonato frente ao Belenenses, em casa.

O Feirense, que conseguiu um bom resultado frente ao FC Porto esta jornada, está no oitavo lugar da prova, com 36 pontos e pode ser ultrapassado por Chaves já esta jornada. Para além do jogo com o Marítimo, defronta o Paços de Ferreira (fora), o Sporting (casa) e termina o campeonato no terreno do Vitória de Guimarães.

O Desportivo de Chaves, que ainda pode chegar ao oitavo lugar, caso vença o Moreirense esta segunda-feira, está na nona posição, com 36 pontos. O clube transmontano tem o calendário teoricamente mais complicado, visto que vai enfrentar dois 'grandes'. Na próxima jornada, joga com o FC Porto (casa) e depois tem compromissos com Estoril (fora) e Rio Ave (casa), antes de terminar a época com o Sporting (fora).

O Boavista também teria uma hipótese de chegar ao sexto lugar mas será uma missão quase impossível. Os 'axadrezados' estão na décima posição da tabela, com 35 pontos e só poderiam chegar à sexta posição se vencesse todos os seus encontros e esperasse que ninguém conseguisse fazer mais do que os 47 pontos do Marítimo. Isto porque tem vantagem no confronto directo contra a equipa de Daniel Ramos. Até ao final do campeonato, o clube do Bessa joga com o Tondela (casa), Nacional (casa), Vitória de Setúbal (fora) antes de acabar a época contra o Benfica, em casa.

Com quatro jornadas por disputar, a luta pela Europa continua ao rubro e será mesmo jornada a jornada e ponto a ponto que se irão decidir as equipas que vão ter a hipótese de escrever história na Liga Europa.

*Artigo atualizado