As competições a nível de clubes só regressam no dia 20 de outubro, com a disputa da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Até lá, os técnicos dos principais clubes vão estar a trabalhar com 'meio' plantel, já que ficaram sem muitos jogadores, chamados para os compromissos das respetivas seleções.

Rui Vitória, Sérgio Conceição e José Peseiro, treinadores de Benfica, FC Porto e Sporting, respetivamente, terão de arranjar soluções durante os próximos dias, nos treinos, de forma a preparar as respetivas equipas para o que aí vem. No caso de 'leões' e 'dragões' esta será uma oportunidade para corrigir erros e dissecar sobre o que correu mal nos desaires do último fim-de-semana para a Liga: o Sporting perdeu com o Portimonense por 4-2, o FC Porto foi derrotado no clássico com o Benfica por 1-0.

Feitas as contas, o Benfica é o mais prejudicado com os jogos das seleções nos próximos dias. Os 'encarnados' ficaram sem onze jogadores que vão estar em competição entre os dias 11 e 17 de outubro. Seferovic (Suíça), Zivkovic (Sérvia), Cervi e Salvio (Argentina), Rúben Dias, Gedson, Pizzi e Rafa (Portugal), Castillo (Chile), Yuri Ribeiro e João Félix (Sub-21 de Portugal) são os benfiquistas convocados para disputar os jogos oficiais e/ou particulares na agenda das respetivas equipas nacionais. Desses onze, seis têm sido titulares nos últimos jogos.

Segue-se o FC Porto que vê dez jogadores partirem para as respetivas seleções, quatro deles titulares. Danilo Pereira (Portugal), Éder Militão (Brasil), Brahimi (Argélia) e Marega (Mali) são os titulares que vão estar nas respetivas seleções. Os 'dragões' também vão trabalhar estes dias sem Sérgio Oliveira (Portugal), Mbemba (RD Congo), Chidozie (Nigéria), Corona (México), Diogo Leite e Bruno Costa (sub-21 portugueses).

Os internacionais portugueses deverão ser os primeiros a chegarem ao Olival depois dos jogos das seleções já que que Portugal termina os seus compromissos no dia 14, com a partida frente à Escócia. Os outros estarão em ação maioritariamente até dia 16, sendo que Corona, pelo México, terá a partida mais tardia da paragem, já às 2h30 de dia 17.

Já Peseiro viu partir sete jogadores para as respetivas seleções. O técnico do Sporting está a trabalhar com um grupo reduzido, onde não pode contar com o português Bruno Fernandes, os argentinos Acuña e Battaglia, o ganês Lumor, o macedónio Ristovski, o uruguaio Coates e o maliano Diaby.

Destes sete, Bruno Fernandes, Coates, Battaglia, Acuña e Ristovski têm sido titulares no emblema leonino.

O próximo jogo para Benfica, FC Porto e Sporting será para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, cujo sorteio se realiza esta quarta-feira, na sede da FPF.