O FC Porto voltou hoje a claudicar na I Liga portuguesa de futebol, ao empatar com o Santa Clara (1-1), no Dragão, onde Galeno desperdiçou dois penáltis, deixando os ‘azuis e brancos’ a seis pontos do líder Sporting.

Este foi o quinto jogo seguido do emblema da Invicta sem vencer para todas as provas e o segundo sob o comando de José Tavares, coordenador da formação dos ‘dragões’, enquanto o sucessor de Vitor Bruno, o argentino Martín Anselmi, não é oficializado.

Quando decorria o minuto 33, Gabriel Silva, surgiu para anotar o golo dos açorianos, que nunca tinham pontuado na visita aos ‘azuis e brancos’, mas o central Otávio (76) repôs a igualdade a um golo.

A partida da 19.ª jornada ficou marcada pelo desperdício de Galeno, que conseguiu desaproveitar, por duas vezes, os remates da marca da marca dos 11 metros que teve à disposição, aos 72 e 90+6 minutos, esta última defendida pelo guarda-redes Gabriel Batista.

A igualdade deixa o FC Porto no último lugar do pódio, com os mesmos 41 pontos do Benfica – derrotado no sábado pelo Casa Pia (3-1) -, ambos a seis pontos do líder e campeão Sporting.

Já o Santa Clara, que terminou a jogar contra 10 elementos, face ao vermelho exibido a Matheus Pereira, por acumulação de cartões amarelos, segue na quinta posição, com 32.

O Sporting de Braga obteve a terceira vitória seguida na competição, na receção ao Boavista (3-0), agudizando a crise das ‘panteras’, que contabilizaram o nono jogo sem triunfar.

O avançado espanhol Fran Navarro, aos 14 e 59, o segundo de grande penalidade, e Ricardo Horta, aos 33, anotaram os tentos dos ‘guerreiros do Minho’, que prossegue no quarto posto, com 37 pontos.

Já o Boavista, que ficou reduzido a 10 elementos na reta final, face ao vermelho direto mostrado ao uruguaio Rodrigo Abascal, por agressão, somou a quarta derrota seguida e está no 18.º e último lugar, com 15.

Horas antes, um golo solitário do médio João Carvalho traduziu-se no terceiro triunfo consecutivo para o Estoril Praia no campeonato, na receção ao Vitória de Guimarães (1-0).

O jogador formado no Benfica continua de ‘pé quente’, já que depois do ‘bis’ contra o Santa Clara na ronda anterior, voltou a ser decisivo, quando decorria o minuto 47.

Este triunfo colocou os estorilistas no oitavo lugar, com 24 pontos, ao passo que os minhotos já não sabem o que é vencer há sete jogos e seguem no lugar imediatamente à frente, com 26.