O Sporting venceu, este domingo, o Vitória de Guimarães por -10, com golo de Slimani (90') nos instantes finais do desafio correspondente à 10.ª jornada do campeonato português, que se disputou no Estádio D. Afonso Henriques. Leões igualam o Benfica e ficam também apenas a um ponto do líder Porto.

Leonardo Jardim apresentou duas novidades na equipa inicial, fazendo entrar Eric Dier no eixo da defesa, para o lugar de Rojo, e ainda Carrillo no ataque, substituindo Wilson Eduardo, isto face ao desafio dos Leões contra o Benfica para a Taça de Portugal

Do lado do Vitória de Guimarães, Rui Vitória promoveu os regressos de Abdoulaye Ba ao centro da defesa e viu Douglas regressar à baliza depois de ter ficado a cumprir castigo na Taça de Portugal. Tomané e Amorim foram as outras novidades no "onze" vitoriano.

A equipa de Guimarães começou o encontro com duas boas oportunidades para se adiantar no marcador. Primeiro, aos sete minutos, Maazou atirou forte à baliza leonina e a bola acabou por bater no poste. Aos 13 minutos foi a vez de André Santos, muito longe da área, testar a atenção de Rui Patrício com um remate a passar perto da barra, e que por pouco não surpreendeu o guarda redes da seleção portuguesa.

Aos 34 minutos, numa boa jogada do Sporting, com André Martins a lançar Carrillo no corredor direito, este tentou servir Fredy Montero mas fez o passe muito atrasado para o goleador colombiano.

Ao intervalo do encontro da 10.ª jornada do campeonato português, o placar do Estádio D. Afonso Henriques mostrava um 0-0. 

Os Leões, que tentavam responder ao Benfica, que venceu por 1-0 na receção ao Braga, e aproveitar o deslize do Porto, "empatado" a um - pela segunda ronda consecutiva - na receção ao Nacional,  entraram mais ambiciosos no segundo tempo, instalando-se na área vimaranense à procura do golo da vitória.

O Vitória de Guimarães, que enfrentava um ciclo de quatro derrotas consecutivas - a quinta com esta -, voltou a estar perto de marcar aos 66 minutos, num cabeceamento de Amorim, após livre apontado por Addy.

O tempo para poder marcar esgotava-se na cidade-berço e Slimani, que tinha entrado aos 83 minutos, marcou o único golo da partida na sequência de um pontapé de canto, dando três pontos à formação de Alvalade 

Com este triunfo, o Sporting sobe novamente ao segundo lugar, com os mesmos 23 pontos que o Benfica e a um do líder Porto. Já o Vitória de Guimarães mantém o sétimo lugar com 13 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.