A formação “arsenalista”, segunda que subiu mais posições (do sexto para o primeiro lugar), selou o primeiro “título” de Inverno com 36 pontos, contra 23 em 2008/2009, época em que o FC Porto liderava, com 31.

Apesar desta excelente primeira volta, em que apenas cedeu nove pontos (três empates e uma derrota, no reduto do vizinho Vitória de Guimarães), a vantagem do Sporting de Braga é mínima, pois Benfica e FC Porto também estão melhor.

Os “encarnados”, que continuam em segundo, somam mais seis pontos (36 contra 30) e só perdem para os bracarenses devido ao confronto directo (desaire por 2-0 na “pedreira”), enquanto o FC Porto caiu de primeiro para terceiro, mas contabiliza mais um “pontinho”.

Por seu lado, o Rio Ave foi a equipa que subiu mais posições, da 16.ª e última para a oitava, seguido pelo Sporting de Braga e do Vitória de Guimarães (do 10.º para o sexto), que também progrediu quatro pontos (22 contra 18).

A maior queda, tanto a nível pontual como no que respeita à tabela, foi protagonizada pelo Leixões, que cedeu 16 pontos (somava 27 e só tem 11) e 12 posições, de um sensacional quarto para o 16.º e último.

Destaque ainda, pela negativa, para o Sporting, que caiu nas duas vertentes: soma menos seis pontos, para os 24, e está um lugar abaixo, no quarto.