O Sporting despediu-se da I Liga 2021/22 e do escudo de campeão que ostentou ao longo da época com uma goleada de 4-0 frente ao Santa Clara, em Alvalade, num jogo marcado por uma forte homenagem a Pablo Sarabia, que também fez o gosto ao pé.
Bruno Tabata abriu o marcador já perto do intervalo, numa primeira parte em que não foram muitas as ocasiões de golo, e Pedro Porro lançou em definitivo os leões para a vitória logo a abrir os segundos 45 minutos, antes do tal golo de Sarabia, para gáudio dos adeptos da casa, que não pouparam elogios àquele que terá sido o melhor jogador dos verdes e brancos ao longo da época. Marcus Edwards saltou do banco para fechar a contagem.
O Sporting termina assim a temporada com 85 pontos, curiosamente os mesmos que chegaram para ser campeão na temporada passada. Desta vez valeram apenas o segundo lugar e a entrada direta na Liga dos Campeões em 2022/23. Quanto ao Santa Clara, já tinha também posição definida na tabela, terminando no 7.º lugar.
Leões entram bem, mas perdem o 'gás'
Com algumas mexidas no 'onze' (um 'onze' que Rúben Amorim não tinha tido problemas em avançar na véspera), o Sporting entrou no encontro determinado a marcar cedo, jogando com velocidade, instalando-se no meio-campo contrário e conquistando dois pontapés de canto logo a abrir. Num deles, Luís Neto cabeceou para defesa apertada do guarda-redes visitante, Ricardo Fernandes.
Só que o ímpeto inicial da turma verde e branca perdeu-se com o passar dos minutos, os lances de perigo começaram a escassear e à passagem do quarto de hora o Santa Clara já tinha equilibrado completamente a partida, chegando mesmo com relativo perigo (e espaço) à grande área leonina. Valeram alguns cortes providenciais por parte da linha defensiva dos leões.
'Minuto Sarabia'
O jogo seguia, por esta altura, numa toada mais lenta e equilibrada, mas o público despertou ao minuto 17. Porquê? Era altura de os adeptos do Sporting prestarem tributo àquele que foi um dos melhores jogadores dos leões na época, Pablo Sarabia, que em 2021/22 envergou a camisola 17 verde e branca.
Durante 60 segundos, os adeptos presentes em Alvalade levantaram-se e aplaudiram o espanhol. Depois, concluído o o minuto 17, entoaram a uma só voz o nome do atacante emprestado aos leões pelo PSG e que muito provavelmente terá feito o seu último jogo oficial pelo clube. Um momento verdadeiramente arrepiante.
Visitantes ameaçam, mas é o Sporting que marca
O encontro prosseguiu na mesma toada, com o Sporting a jogar mais no meio campo contrário, mas sem criar perigo, e o Santa Clara a tentar dividir o encontro, surgindo também muitas vezes com a bola controlada no meio-campo verde e branco. E os açorianos estiveram mesmo perto de marcar.
À passagem do minuto 30, Ricardinho, com um grande passe, isolou Mohebi e, na cara de João Virgínia, o iraniano atirou rasteiro. Só que o remate saiu milímetros ao lado e quem marcou, dez minutos depois, foi o Sporting. Paulo Henrique afastou de cabeça um cruzamento de Pedro Gonçalves na esquerda, mas a bola sobrou para Bruno Tabata, que de primeira fuzilou a baliza açoriana para o 1-0. Foi o terceiro jogo consecutivo a marcar do brasileiro.
Entrada de leão no segundo tempo, tudo resolvido e mais aplausos para Sarabia
Em vantagem ao intervalo, o Sporting fez questão de entrar com tudo na segunda parte para resolver a questão e, depois de um primeiro aviso deixado por Pedro Gonçalves, o 2-0 chegou mesmo aos 51 minutos: Nuno Santos cruzou tenso da esquerda e Pedro Porro apareceu sozinho ao segundo poste a fuzilar Ricardo Fernandes para o 2-0.
E o terceiro não tardou, assinado por...Sarabia! Novo cruzamento da esquerda, desta feita de Pedro Gonçalves, depois de solicitado por um grande passe de Coates, e o espanhol a surgir no coração da grande área do Santa Clara para atirar a contar. Era o seu 22.º golo de leão ao peito. Poucos minutos depois, o espanhol era substituído e recebia mais um sentido aplauso por parte do estádio, aproveitando também ele para aplaudir os adeptos que tanto o acarinharam.
Edwards fecha a contagem
O destino do encontro estava definido mas, com o Santa Clara completamente rendido, o Sporting não abrandou e chegou ao 4-0. o jovem atacante inglês encheu o pé à entrada da área, deixando Ricardo Fernandes pregado ao relvado.
O Sporting despedia-se assim com uma goleada e nota positiva de uma época em que não conseguiu revalidar o título, mas em que até somou os mesmos pontos de 2021/22 e em que conquistou a Supertaça e a Taça da Liga. Após o apito final, os adeptos aplaudiram a equipa de Rúben Amorim.
Comentários