Uma segunda parte de grande nível permitiu ao Sporting vencer o Nacional por 5-2 e recuperar o segundo lugar da I Liga. Os 'leões' foram para o intervalo a perder por 2-1 mas, no segundo tempo, melhoraram e conseguiram dar a volta ao resultado. Bas Dost bisou com duas grandes penalidades, Bruno Fernandes e Mathieu fizeram os outros golos. Camacho e Palocevic fizeram os tentos dos madeirenses que caíram muito no segundo tempo.

Veja as melhores imagens do encontro

O frio que se fazia sentir em Alvalade por altura do início do jogo deve ter 'congelado' o 'leão' que, tal como tinha acontecido com o Desportivo das Aves, entrou a 'dormir'. O Nacional, habituado a temperaturas mais amenas, não se importou muito com isso e foi por aí abaixo à procura de ser feliz. Camacho deu o primeiro sinal logo no primeiro minuto mas aos sete não desperdiçou e 'calou' Alvalade com um belo pontapé já dentro da área, após passe do moçambicano Witi.

O Sporting, que procurava manter-se 100 por cento vitorioso na era Keizer, dava demasiados espaços aos comandados de Costinha, principalmente pelo lado direito. Nani não recuava para acompanhar as subidas de Kalindi e quem sofria com isso era Jefferson. O lateral brasileiro tinha de tentar travar dois jogadores do seu lado, o que era demais.

Foi numa dessas subidas de Kalindi, com Nani a ver e Bruno Fernandes a não ajudar, que o lateral brasileiro combinou com Camanho e este deixou em Jota para cruzar. Palocevic antecipou-se a Coates e fez o 2-0 aos 26 minutos. Aos 29 esteve perto do bis, na marcação livre direto mas Renan Ribeiro negou-lhe as intenções com uma grande defesa.

Por esta altura, já os centrais Coates e Mathieu tinham sido obrigados a recorrer a faltas para travar ataques prometedores do Nacional, sendo que ambos levaram amarelo. Pelo meio Bas Dost viu Fábio Veríssimo anular-lhe um golo por fora de jogo.

Aos 35, Palocevic vai 'borrar a pintura' ao fazer falta desnecessária sobre Bas Dost na área leonina. Fábio Veríssimo não teve dúvidas e apontou para a marcar dos nove metros metros. Bas Dost enganou Daniel e reduziu, fazendo assim o seu 10.º na Liga, o sexto consecutivo e o 12.º da época. Foi também o sétimo golo de grande penalidade do Sporting na Liga esta época. Um golo que 'acordou' os adeptos em Alvalade mas também a equipa de Marcel Keizer já que os 'leões' terminaram a primeira parte 'em cima' do Nacional.

Ao intervalo Marcel Keizer percebeu que Bruno César foi um 'erro de casting', pelo que trocou o brasileiro pelo jovem Miguel Luís.

O Sporting acordou para uma grande segunda parte, empurrado pelos 31408 espetadores que marcaram presença na noite frita de Alvalade. Já depois da entrada de Jovane Cabral para o lugar do apagado Nani e de Daniel ter negado o golo a Bas Dost, os 'leões' chegaram ao empate aos 70 minutos por Bruno Fernandes, na recarga a um remate de Bas Dost que Daniel defendeu para a frente. O lance nasce de um belo passe de Diaby a isolar o holandês.

Cinco minutos ficou consumada a reviravolta no marcador. E que golo! Na marcação de um livre direto, Mathieu rematou colocado e fez um golaço, levando a loucura os pouco mais de 31 mil que estiveram em Alvalade. O Sporting aproveitava o declínio do Nacional no segundo tempo para uma grande recuperação.

Depois entraram em cena os guarda-redes. Primeiro Renan Ribeiro a negar o golo ao recém-entrado Riascos, com uma defesa fantástica, aos 79 minutos. Aos 82 foi Daniel a brilhar na outra baliza, ao travar um remate de Bruno Fernandes que surgiu isolado desde o seu meio-campo.

Aos 85 minutos o Sporting vai voltar a marcar, por Bas Dost. O holandês marcou de grande penalidade, a castigar falta sobre si mesmo, num lance em que apareceu ao segundo posto. Oitavo golo de grande penalidade do Sporting na Liga. O último golo é da autoria de Bruno Fernandes, no primeiro dos cinco minutos de compensação, na recarga a nova defesa incompleta de Daniel.

O Sporting recupera assim o segundo lugar e fica a dois pontos do FC Porto. Esta foi a sexta vitória consecutiva do Sporting, a quinta seguida de Keizer que só sabe ganhar desde que assumiu a equipa leonina.

 Veja o resumo do jogo

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.