Hoje há sexta-feira gorda na Primeira Liga. Enquanto que no estádio do Dragão o Benfica recebe o FC Porto também o Sporting recebe esta sexta-feira em Alvalade o Rio Ave.

Momento das equipas

Depois de um série de seis vitórias consecutivas, os verde e brancos caíram na Taça de Portugal frente ao Marítimo por 2-0, depois de também na Madeira terem batido o Nacional (0-2) perante um cenário meteorológico muito complicado. Tratou-se da primeira derrota a nível nacional para a equipa de Rúben Amorim e resta saber como a equipa reagirá à sua segunda adversidade da temporada, depois do Sporting ter sido eliminado da Liga Europa frente ao Lask Linz quase no arranque da época.

Já o Rio Ave vem de uma sequência negativa, depois de ter somado quatro derrotas e uma vitória nos últimos cinco jogos. Na reta final do ano, Mário Silva acabou por não resistir à sequência de maus resultados e abandonou o comando técnico da equipa, sendo rendido por Pedro Cunha. No último jogo, os vilacondenses também caíram nos oitavos de final da Taça de Portugal frente ao Estoril Praia da segunda liga por 1-2. No campeonato, na última jornada que se disputou, os rioavenses impuseram-se por uns claros 3-0 sobre o Portimonense. O Rio Ave ocupa o 10.º lugar com 14 pontos, um posição para já bastante aquém em relação ao que a equipa tem feito nos últimos anos. Já o Sporting é líder da Liga com 35 pontos.

Histórico dos confrontos

Nos jogos em casa para o campeonato, os verdes e brancos têm uma ampla vantagem sobre os vilacondenses: Somam 19 vitórias, contra cinco empates e duas derrotas. Em termos de golos marcados, são 66 contra apenas 18 sofridos.

A temporada passada foi de má memória para os leões, já que o Sporting acabou derrotado em casa na jornada quatro, num jogo emocionante com cinco golos, mas em que a vitória acabou por cair para o Rio Ave (Filipe Augusto (6´e 91'), Bruno Fernandes (20´), Luiz Phellype (53´), Ronan David 86´marcaram os golos).  Em relação aos últimos cinco confrontos, o Sporting somou três vitórias, um empate e uma derrota.

O que dizem os treinadores

Pedro Cunha, treinador do Rio Ave, prometeu uma equipa jogar "olhos nos olhos" com o líder Sporting, no duelo de sexta-feira, da 14.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que se disputa no estádio Alvalade.

"Temos de ser um Rio Ave muito competente para contrariar um adversário com dinâmica de vitória, que só empatou um jogo no campeonato. Mas somos uma equipa que entra sempre para ganhar, e que vai querer jogar olhos nos olhos, impondo o seu futebol e explorando algumas debilidades do adversário", disse o técnico dos vila-condenses.

Já o treinador de futebol do Sporting, Rúben Amorim, afirmou hoje que quer manter a vantagem de quatro pontos na liderança da I Liga e, para isso, a única solução passa por vencer na sexta-feira o Rio Ave.

“O conforto é sempre o mesmo, o desafio é sempre o mesmo. Não pensamos se temos vantagem, se temos mais um ponto. Não trabalhamos assim. Preparámos bem o jogo e estamos preparados para ganhar. Os jogadores só têm de pensar em ganhar o jogo”, disse.

Diante do Rio Ave, Rúben Amorim, que hoje ficou a saber que não poderá contar com Neto, Nuno Mendes e Sporar, infetados com covid-19, vai apresentar-se “na máxima força possível”.

“Tivemos alguns casos de covid-19 que alteraram a nossa preparação. Tivemos mais um dia para preparar o jogo. Temos uma equipa mais do que capaz para vencer um adversário recheado de valores. Tem um treinador com boas ideias e, que tal como nós, perdeu na Taça de Portugal (derrota com o Estoril Praia, por 2-1) e que vai querer mudar isso”, afirmou.

Arbitragem

Hélder Malheiro foi o juiz designado para a receção do Sporting ao Rio Ave num jogo a contar para a 14ª jornada da Liga. Rui Cidade e Gonçalo Freire serão os árbitros assistentes, ao passo que Ricardo Baixinho ficará como quarto árbitro da partida. Vítor Pereira será o VAR e Valdemar Maia o AVAR.

O Sporting-Rio Ave joga-se no próxima sexta-feira, dia 15, às 18h30 horas no Estádio José Alvalade.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.