Primeiro como interino e depois confirmado como treinador principal, Bruno Lage foi o escolhido para substituir Rui Vitória, que esteve três anos e meio à frente do Benfica.

Treinador da equipa B, Lage estreou-se à frente da equipa com um triunfo sobre o Rio Ave (4-2), na 16.ª jornada, seguindo-se outro triunfo sobre Santa Clara (2-0) e outros dois sobre o Vitória de Guimarães (1-0), um para a Taça de Portugal e outro para o campeonato.

Há pouco mais de uma semana surgiu a primeira, e até agora única, derrota de Bruno Lage como treinador das 'águias', na meia-final da Taça da Liga, frente ao FC Porto (3-1), numa partida em que os 'encarnados' se queixaram muito da arbitragem.

O Benfica reagiu bem a este desaire e goleou o Boavista, por 5-1, em casa, na antecâmara da visita a Alvalade, que antecede outro clássico, na quarta-feira, na Luz, para as meias-finais da Taça de Portugal.

A saída de Rui Vitória foi precipitada pela terceira derrota no campeonato, na visita ao Portimonense (2-0), pouco dias após uma igualdade em casa do Desportivo das Aves (1-1), na Taça da Liga.

O treinador bicampeão nacional esteve em risco de 'cair' um mês antes, após a goleada sofrida em casa do Bayern Munique (5-0), na Liga dos Campeões, mas, na altura, o presidente Luís Filipe Vieira segurou Rui Vitória.

Após esta quase saída no final de novembro, assumida por Vieira, o Benfica somou sete vitórias consecutivas, nem todas convincentes, ao contrário da última da série, uma goleada sobre o Sporting de Braga (6-2), o resultado mais expressivo da época.

Ainda antes do jogo de Munique, o Benfica tinha passado a pior fase da temporada em outubro e novembro, com três derrotas consecutivas - Ajax (1-0), Belenenses (2-0) e Moreirense (3-1) -, aos quais se juntou ainda novo empate com os holandeses (1-1), na Liga dos Campeões.

Antes deste ciclo negativo, o Benfica tinha mesmo chegado à liderança do campeonato, em igualdade com o Sporting de Braga, com um triunfo sobre o FC Porto (1-0), na sétima jornada.

A época dos 'encarnados' começou mais cedo esta temporada, uma vez que tiveram de ultrapassar duas fases preliminares da Liga dos Campeões, frente a Fenerbahçe e PAOK, numa competição em que acabaram por ser relegados para a Liga Europa, depois de serem terceiros no seu grupo.