O triunfo do Sporting na Madeira por 1-0 cimentou a liderança no campeonato da formação comandada por Jorge Jesus e elevou para cinco a série de jogos consecutivos dos 'leões' na prova a vencer sem sofrer golos, um registo que coloca a formação de Alvalade com o melhor registo defensivo comparativamento com os outros líderes europeus.

A grande exibição de Rui Patrício no terreno do Marítimo permitiu aos 'leões' sair da ilha da Madeira com os três pontos e a liderança isolada no campeonato com apenas cinco golos sofridos, um registo inédito nos líderes dos seis principais campeonatos europeus.

Na Alemanha, o Bayern Munique lidera a Bundesliga à 15ª jornada com apenas oito golos consentidos, assim como em França o PSG lidera a prova à 17ª jornada com os mesmos oito golos sofridos que os 'bávaros'.

Já em Itália, o Inter de Milão segue na liderança da Serie A à 15ª jornada com apenas 9 golos, enquanto que em Espanha o líder Barcelona apresenta um registo de 13 golos sofridos, contra 34 marcados.

Em Inglaterra, o surpreendente Leicester conseguiu chegar à liderança da Premier League com 21 golos consentidos em 15 jogos.

Perante este registo, o Sporting de Jorge Jesus apresenta uma solidez defensiva nunca antes vista nas últimas três décadas. É necessário recuar até à temporada 1970/1971 para encontrar um 'Leão' tão seguro na sua zona defensiva numa altura em que Vítor Damas nesta altura do campeonato só tinha ainda sofrido dois golos.