No encontro que encerra a quinta jornada da Liga, que manteve o invicto Sp. Braga na liderança, a hipótese de os leões apanharem os dragões no terceiro lugar constitui o principal atractivo, já que FC Porto e Sporting se defrontam no próximo sábado.

O Sporting ocupa a quinta posição, com sete pontos, atrás dos bracarenses (15), Benfica (13), FC Porto (10) e Rio Ave (9), e vem de uma moralizadora vitória na Holanda, ante o Heerenveen (3-2), para a Liga Europa, com 'hat-trick' de Liedson.

Quanto ao Olhanense, de Jorge Costa, entrou muito bem na Liga, após a subida da Honra na última época, e nas quatro primeiras rondas ainda não perdeu, somando uma vitória e três empates. Segue em sétimo lugar, com seis pontos.

O Sp. Braga manteve a liderança ao bater o tetracampeão FC Porto, por 1-0, no jogo grande da ronda, naquela que foi a primeira derrota fora de casa dos dragões desde a sétima jornada da última temporada. O quinto triunfo da invicta equipa arsenalista foi garantido com um golo do brasileiro Alan (ex-FC Porto), no dia do seu 30.º aniversário, num lance que contou com um golpe de sorte para bater Helton, aos 69 minutos.

No domingo, o Benfica isolou-se hoje no segundo lugar da Liga, a dois pontos do líder Sporting de Braga, com um triunfo difícil no recinto da União de Leiria, por 2-1, alcançando o quarto triunfo consecutivo. O golo da vitória encarnada foi marcado por Cardozo, na transformação de uma grande penalidade, a castigar um toque de Mamadou Tall a Aimar na sequência de um lance dividido na área leiriense.