O Sporting assinou esta segunda-feira um protocolo para a criação de dez academias de futebol de formação na China, com o principal objetivo de expandir a marca Sporting e a evolução de jogadores, técnicos e gestores desportivos chineses.
Numa cerimónia, o presidente dos ‘leões’, Bruno de Carvalho, considerou ser "um dia importante" para a expansão da marca Sporting, mas não divulgou os valores do acordo firmado com a associação ECADInt Portugal.
"Hoje é um dia importante para nós. O Sporting tem feito várias visitas ao território chinês, naquilo que é a expansão da sua marca, e fechar este acordo é o culminar daquilo que queríamos, levar aquela que é considerada uma das melhores academias do mundo à China. O Sporting é o clube do mundo que tem mais jogadores formados nas melhores ligas mundiais", afirmou.
O presidente fez questão de assinalar que esta não é somente uma aposta no futebol, apontando o trabalho com treinadores e dirigentes como uma meta a atingir pelas academias Sporting em território chinês.
"O Sporting vai muito além das vicissitudes do futebol, está focado no seu desenvolvimento, porque mais academias vão surgir em breve pelo mundo. Não estamos parados no tempo como alguns clubes do futebol português. Um dos vetores importantes é desenvolver o atleta chines, mas o Sporting também vai trabalhar nos treinadores, no ‘marketing’ e gestão desportiva", reiterou.
Bruno de Carvalho explicou que os ‘leões’ fizeram "um pouco diferente do que é comum" e não cederam a sua marca, mas sim alcançaram acordos com parceiros locais com "apoio e visitas constantes" de elementos do Sporting.
Para a Cônsul da China em Portugal, Xu Weili, este é um grande avanço entre os dois países, destacando o aumento de intercâmbios entre Portugal e a China.
"Atualmente, mais empresas chinesas e portuguesas estão a trabalhar em conjunto para uma contribuição recíproca. O intercâmbio nos domínios da cultura e desporto são cada vez mais frequentes e a embaixada irá continuar a apoiar o aprofundamento da cooperação entre Portugal e China", sublinhou.
Já Lin Han, presidente da ECADInt Portugal, associação com quem o Sporting assinou o protocolo, afirmou que "o Sporting é um grande clube, com grande história", apontado Figo e Cristiano Ronaldo como "jogadores fantásticos da escola de formação do Sporting".
Depois da celebração do protocolo em Portugal, Bruno Carvalho confirmou que viajará para Pequim a fim de celebrar o mesmo em solo chinês, viajando diretamente de Moscovo, após o jogo entre os ‘leões’ e o Lokomotiv, da quinta jornada do Grupo H da Liga Europa, marcado para 26 de novembro.
Comentários