Os extremos do campeonato encontraram-se na última jornada da primeira volta, mas foi o líder que acabou por levar a melhor no território do Desportivo de Chaves. Numa tarde bastante chuvosa o resultado acabou por sorrir aos leões.

VEJA O RESUMO EM VÍDEO DA PARTIDA

Em relação aos onzes, houve novidades de um lado e de outro. Na equipa da casa, o reforço do mercado de inverno, Vasco Fernandes começou a titular, à semelhança e Leandro Sanca.

Em comparação com o jogo da Taça de Portugal, Rúben Amorim promoveu os regressos de Adán, Eduardo Quaresma, Matheus Reis e Morten Hjulmand ao onze.

Sporting criava oportunidades mas o golo só surgiu perto do intervalo

O Sporting entrava em campo com a motivação de permanecer na liderança do campeonato, pelo contrário, os flavienses queriam vencer para tentar fugir aos lugares de despromoção.

Mas, sem grandes surpresas, a primeira oportunidade de golo surgiu por parte dos leões, aos onze minutos. O inevitável Viktor Gyokeres tentou o primeiro golo, de cabeça, mas Hugo Souza defendeu de forma incompleta, Ricardo Esgaio rematou na recarga mas o guardião flaviense voltou a negar o primeiro golo dos leões.

A partir daí o Sporting quis pegar no jogo e ainda nem tinha passado um minuto quando surgiu nova oportunidade. Um mau corte de Sandro Cruz quase dava a Gyokeres a oportunidade para abrir o marcador mas a tentativa de golo saiu contra Steven Vitória. Trincão ainda recuperou a bola e tentou o remate mas foi novamente travado pelo central do Chaves.

O Sporting não deixava a equipa da casa respirar e à passagem do minuto 20' ainda se gritou golo nas bancadas visitantes do Estádio Municipal Engenheiro Branco Teixeira, mas o remate de Pote saiu ao lado.

A chuva intensa que caía em Chaves quase traiu João Correia após um passe retardado que ganhou pouca velocidade, devido ao relvado pesado, e que ajudou Pote a recuperar a bola e já em frente ao guardião flaviense desperdiçou uma oportunidade soberana para fazer o primeiro do encontro, após defesa de Hugo Souza com o peito.

As oportunidades surgiam mas o guardião flaviense ia negando o golo à equipa visitante... até ao minuto 44. Vasco Fernandes corta a bola após canto batido por Trincão, mas Paulinho aparece em frente à baliza para inaugurar o marcador. O lance ainda foi avaliado pelo VAR mas Luís Godinho acabou por validar o tento ao avançado verde e branco.

Segunda parte começou como terminou a primeira

A segunda parte começou com Rúben Amorim a mexer na equipa, Eduardo Quaresma saiu para dar lugar a Sebas Coates. Se antes do intervalo foram os adeptos do Sporting a fazer a festa... no início da segunda parte não foi diferente.

Cruzamento rasteiro de Nuno Santos para Trincão que de primeira aumentou a vantagem no marcador com um grande golo. Mas, não ficou por aqui... quatro minutos depois a festa continuou a ser verde e branca. Pedro Gonçalves remata de fora da área para o fundo das redes da baliza de Hugo Souza.

O Desportivo de Chaves tentava responder mas a inspiração não era muita... Ao minuto 68', o recém-entrado João Pedro tentou criar perigo à baliza de Ádan mas o remate saiu ao lado.

Viktor Gyokeres não queria ficar atrás dos colegas e já perto do minuto 80 tentou fazer o quarto golo dos leões, mas Hugo Souza, como se de um guardião de andebol se tratasse, travou a tentativa do avançado sueco.

O marcador não voltou a mexer e o Sporting termina a primeira volta do campeonato na liderança, com 43 pontos, na outra extremidade, o Chaves fecha em último lugar, com 11 pontos.