O Sporting venceu, este sábado, o Boavista por 3-0 e recuperou terreno para as equipas da frente no campeonato.

Às vezes é preciso uma valente 'sacudidela' para uma equipa se voltar a reencontrar. E se o encontro frente ao Arsenal resultou numa goleada exibicionista sobre a equipa de Alvalade e para a crucificação quase imediata de José Peseiro; a partida frente ao Boavista teve o condão de devolver alguma da alegria aos adeptos e confiança à equipa que tanto precisa depois de um verão tão conturbado.

O encontro tinha 'à priori' os condimentos certos: As nove vitórias consecutivas do Sporting em casa frente ao Boavista, o Aniversário de Acuña, o regresso de Mathieu, e a possível entrada em campo de Bas Dost, um dos grandes ídolos de Alvalade.

As chamadas de Diaby e de Bruno Gaspar à titularidade também despertavam a curiosidade do adepto leonino. O maliano que, mal tinha aquecido até agora com a camisola do leão, representou bem o espírito da equipa frente aos axadrezados: Uma equipa com vontade de demonstrar que pode dar mais.

Jogo

O dia frio de domingo contrastou com o início frenético e até elétrico da partida. Ao remate de Battaglia, o Boavista respondeu com um pontapé ao poste de Mateus, sinal de que o Boavista não vinha para estender a passadeira ao Sporting.

Depois de algum abaixamento do ritmo da partida, Nani ameaçou, primeiro com uma cabeçada ao minuto 25. Cinco minutos depois, o extremo acabou mesmo por fazer o golo. Lance que teve direito a mortal frente à equipa com que o jogador do Sporting se estreou a marcar pela primeira vez no nosso campeonato.

Foi também a partir da meia-hora que começou a aparecer Diaby e José Peseiro pode ter ganho um jogador. Ao minuto 38, Bruno Fernandes atirou por cima depois de uma lance construído pelo maliano.

Na segunda parte, a toada foi a mesma, com as grande figuras do Sporting a dizerem presente. Nani e Bruno Fernandes estiveram em grande nível. Ao minuto 58, Bruno Fernandes num livre estremeceu a baliza de Helton Leite.

Até que ao minuto 64, Bruno Fernandes fez o gosto ao pé. Lance de classe de Diaby que fugiu pela direita e deixou para o centrocampista que fuzilou a baliza de Helton Leite.

Dois minutos depois, e o Sporting colocou uma pedra no jogo. Depois de um primeiro remate de Bruno Fernandes, a bola ressalta e sobra para Nani, que num pontapé forte fez o 3-0.

O assistente para o segundo golo, teve a oportunidade de coroar a sua exibição ao minuto 80. Isolou-se frente ao Helton Leite, mas Diaby ao tentar picar a bola não conseguiu fazer o golo.

Muito aplaudido depois da sua entrada apoteótica, Bas Dost quase coroou o seu regresso pós-lesão, com um golo. Esteve perto, num cabeceamento ao minuto 90.

Vitória justa do Sporting na melhor exibição da época do Sporting. Com este triunfo, o conjunto de Alvalade está a dois pontos da liderança do campeonato.